Header Ads Widget

Homenageando os artistas locais, João Alfredo comemora seus 86 anos de Emancipação Política




O município de João Alfredo, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, comemora, no próximo dia 10 de outubro, 86 anos de Emancipação Politica. A festa de aniversário da cidade será entre os dias 07 e 10 de outubro. Mas as festividades já começaram neste sábado (02) com a escolha dos reis da Emancipação Política do local.

Com o tema: “Mostra tua Arte, João Alfredo”, a cidade comemora esse ano sua Emancipação Política homenageando os artistas locais com a organização de uma feira Multicultural para serem expostos os trabalhos desenvolvidos por eles nas áreas de gastronomia, artes plásticas, plantas ornamentais e fotografias. 

De acordo com o diretor de cultura de João Alfredo, Alex Lima, “com a pandemia do Covid-19, os artistas foram os mais prejudicados. Por isso, a gestão decidiu homenagear essas pessoas que batalham diariamente. Além dessa feira, estão organizadas apresentações culturais durante a programação que valorizam esses artistas”, conclui Alex Lima.

Em parceria com a Secretaria de Saúde do município, a gestão vai implantar medidas de segurança contra a Covid-19 nos dias da festa. “Para entrar nos locais do evento, será necessária a comprovação da primeira dose, da segunda ou da dose única da vacina. Terá um espaço saúde nos locais do evento, com a distribuição de máscaras e álcool em gel. O SAMU também estará presente com uma equipe de socorristas e enfermeiros”, explicou Alex Lima.

Além das celebrações em comemoração ao aniversário de João Alfredo, a data também terá entregas de obras significativas na cidade, como o bloco cirúrgico no hospital do município e a Unidade de Saúde da Família no bairro de Asa Branca.

*Conheça a História de João Alfredo*

João Alfredo caracteriza-se por ter uma das maiores feiras livres dessa região, além de ser também um pólo moveleiro. Conhecida como a “Cidade Feliz”, a “Terra do Pólo  Moveleiro”, e a “Cidade do Toyota”.
No século XVIII, o capitão Antônio Barbosa da Silva, de Nacionalidade portuguesa, acompanhado de 200 escravos e de outras pessoas, devassou as terras do atual município. Por ser área coberta, em grande parte, por árvores com o nome de Imbá, a localidade recebeu inicialmente esse nome, transformando-se, tempos depois, numa fazenda. 

No decurso de poucos anos, a família Holanda Cavalcanti construiu um pequeno engenho, de tração animal, dando-lhe o nome de Engenho Boa Vista. Posteriormente esse engenho foi transferido para uma localidade onde havia uma lagoa, sendo atualmente um logradouro público na cidade de João Alfredo.

Distrito criado com a denominação de João Alfredo, por ato municipal de 27-031931, subordinado ao município de Bom Jardim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de João Alfredo figura no município de Bom Jardim.

Elevado à categoria de município com a denominação de João Alfredo, pela lei estadual nº 23, de 10-10-1935, desmembrado de Bom Jardim. Sede no antigo distrito de João Alfredo. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-10-1935
Fonte: IBGE

*Programação dos 86 anos da Cidade Feliz*

*Quinta-feira (07.10) –* 18h-Cortejo cultural e Abertura do espaço saúde.

19h-Abertura Mostra tua Arte João Alfredo.
*Sexta-feira (08.10)–06h-*Artesanato; Artes plásticas; Apresentação de Banda Música; Exposição de fotos e Plantas Ornamentais.
16h - Mostra tua Arte João Alfredo.
18h Apresentações culturais.

*Sábado (09.10)*

06h-Feira Orgânica.
14h- Entrega de equipamentos para a população.
17h-Inauguração do Bloco cirúrgico.
16h- Mostra tua arte João Alfredo.
18h-Inauguração do posto asa branca.
18h-Apresentações culturais.

*Domingo (10.10)*

06h-Alvorada e Feira Orgânica-10h Missa em Ação de Graças 86 anos; Mostra tua arte João Alfredo; Encontro de motociclista.
15h-Cerimônia de comemoração aos 86 anos da cidade.
21h-Encerramento da Mostra tua Arte João Alfredo.













Postar um comentário

0 Comentários