Header Ads Widget

Ação de Cidadania reúne serviços públicos em Olinda



Mutirão de serviços públicos, próximos da comunidade e aberto à população, a Ação de Cidadania desta terça-feira (dia 5) acontece em Jardim Brasil, Olinda. Serviços para renovação de certidão gasta pelo uso, a emissão da carteira de identidade, os serviços do Balcão de Direitos, testes de saúde e muitas informações da políticas sociais estarão juntos. O evento é parte do Programa Governo Presente, realizado através de articulação Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, junto com as prefeituras parceiras.

Os eventos realizados este ano somam mais de 153 mil atendimentos gerais em 48 ações, em todas as regiões do Estado. As ações seguem os protocolos para a proteção individual e coletiva. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Dispensadores de álcool são colocados em diferentes pontos. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

O serviço com maior procura é o de emissão de carteiras de identidade. Atualmente, o processo de coleta de dados biométricos é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos. A emissão da primeira via da carteira de identidade é gratuita. Quem está precisando de nova via, deve realizar o pagamento uma taxa no valor de R$ 24,36. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. A Compesa participa da Ação de Cidadania com um posto avançado. É possível fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

A Ação de Cidadania terá serviços para quem quiser ficar em da com a saúde. Aferição da glicemia, da pressão arterial e da temperatura do corpo.  Também haverá orientação nutricional. O evento também conta com informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento.
 
Serviço:
 
Ação de Cidadania em Olinda
Terça-feira, dia 5 de setembro
Das 8h às 12h
Local: 3º COMPANHIA DO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DUARTE COELHO
Rua Ceará, s/n - Jardim Brasil. Olinda

Postar um comentário

0 Comentários