Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Limoeiro realiza trabalho integrado de busca ativa dos estudantes da Rede Municipal



Dentro de um plano integrado das escolas para manutenção dos direitos dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, aderiu na manhã desta segunda-feira (2) o programa “Busca Ativa Escolar – fora da escola não pode”. A ação, executada em parceria com a Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe (GRE), objetiva identificar e apoiar o registro, o controle e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. 

“Temos corrido atrás para garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas nesse período ainda de forma remota. Mas, em breve, ainda no mês de agosto, deveremos retornar com o ensino híbrido. Temos feito um levantamento no sentido de termos os dados dos alunos que estão matriculados, mas que não estão efetivamente com este vínculo junto à escola, e aqueles que na sua faixa etária ainda se encontram fora das salas de aula, das escolas e do processo de ensino-aprendizagem”, detalhou o secretário da pasta, Fernando Melo.

Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos dos alunos da rede municipal, refletindo no histórico escolar regular e no desenvolvimento intelectual e cidadão. O programa também mobiliza a rede de profissionais do setor público que já atua em campo (assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares).

Os gestores e coordenadores das escolas municipais estão empenhados para garantir que nenhum aluno em idade escolar esteja fora da escola. “Quem está matriculado efetivamente esteja vinculado e participando, e aqueles que não estão que possam vir integrar a rede municipal”, reforçou o secretário. “Limoeiro conta com mais de seis mil estudantes matriculados. Isso é importante, isso é bom, mas ao mesmo tempo aumenta a responsabilidade de garantir a permanência desses estudantes, e que eles efetivamente possam utilizar ao máximo os serviços educacionais que o município oferece”, completou Fernando.

Além da busca ativa dos estudantes, a Secretaria de Educação e Esportes também tem realizado o processo de atualização do sistema de informações e de rota do Transporte Escolar Municipal, o qual recentemente foi reforçado com sete novos ônibus. Ao mesmo tempo, a Rede Municipal vem sendo preparada para receber os alunos presencialmente, obedecendo todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção à Covid-19. Para o prefeito Orlando Jorge, que participou do encontro educacional, a qualidade do ensino também passa pela estrutura oferecida aos estudantes.

“Temos a convicção de que todo o processo que foi desenvolvido mesmo na pandemia pela Secretaria de Educação de Limoeiro, e agora culminando com o projeto Busca Ativa Escolar, onde as crianças devem estar nas escolas, precisa ser valorizando. Agora estamos garantindo que todo o processo de trabalho seja ampliado com o retorno às aulas. Estamos nos preparando para voltar às aulas presenciais de forma competente. E esse momento com a equipe da Educação é importante para termos o diagnóstico real das escolas e do que está sendo feito pela equipe”, avaliou o gestor municipal.

Postar um comentário

0 Comentários