Header Ads Widget

Em Limoeiro, ações nas unidades de saúde estimulam aleitamento materno




Amamentação é uma questão de saúde pública e um direito humano a ser respeitado e protegido. Desta forma, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem vivenciado a Campanha Agosto Dourado, uma iniciativa que incentiva o aleitamento materno no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é recomendada até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida.

Para fortalecer a importância do amamentar, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Limoeiro, sob a coordenação da Atenção Básica, promoveram diversas atividades voltadas ao tema abordado este ano na campanha: Proteger a amamentação é responsabilidade de todos. “Agosto Dourado é um símbolo que remete ao padrão ouro de qualidade do leite materno, por isso a cor dourada”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Emanuella Ketully.

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

“A Semana Mundial de Aleitamento Materno tem o objetivo de estimular ações relacionadas ao tema. E a Atenção Básica, por ser a porta de entrada preferencial do SUS (Sistema Único de Saúde), é um local primordial para estar desenvolvendo essas ações, uma vez que tem o vínculo e o primeiro contato essas mães e puérperas”, enfatiza a coordenadora. Palestras e momentos de integração social foram algumas das ações vivenciadas ao longo do mês de agosto.

“O tema é trabalhado desde a gestação até o acompanhamento da criança. Conversamos, por exemplo, sobre os tipos de leite, os benefícios do aleitamento materno para a criança e para a mãe, o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê, a importância da rede de apoio à família, entre outros aspectos”, destaca Emanuella. Para homenagear as mães e futuras mães, as participantes receberam diploma e medalha personalizados da Campanha Agosto Dourado.

Postar um comentário

0 Comentários