Header Ads Widget

Em João Alfredo, Primeiro Encontro de Mulheres Negras é um sucesso



Secretarias de Desenvolvimento Social e  de Saúde promoveram ações que beneficiaram a comunidade de Brejinhos

O combate contra a opressão e o racismo tem que ser diariamente exercido e com esse objetivo, a prefeitura de João Alfredo, município  no Agreste Setentrional de Pernambuco, realizou na última sexta-feira (30), o “1º Encontro de Mulheres Negras” da comunidade de remanescente do quilombo.  O evento aconteceu na Praça de Brejinhos reunindo personalidades locais e entidades do movimento quilombola. A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Na ocasião, ocorreram palestras, apresentações culturais com o grupo de maracatu, Odara, composto por jovens e adolescentes da comunidade quilombola de Brejinhos, na zona rural de João Alfredo, como também oficinas de maquiagem e turbantes. “Com o intuito de enaltecer o mês dedicado à luta da mulher negra e a sua cultura, decidimos promover esse primeiro encontro. Nossa sociedade, infelizmente, ainda tem discriminação e preconceito contra a mulher negra e vivenciando esse momento mostramos a importância que elas têm para o nosso país”, ressaltou Solange Chaves, secretária de Desenvolvimento Social e Primeira Dama de João Alfredo.

“Esse dia é especial para nossa raça, nossa cor e para o segmento quilombola. É muito importante para o reconhecimento da nossa comunidade essa valorização da cultura africana. Quero agradecer à prefeitura de João Alfredo e à  Secretaria de Desenvolvimento Social por esse momento rico em nossa comunidade. Por nos dar a chance de mostrar à  sociedade quem somos e acabar de vez com essa opressão e com esse racismo”, comentou o Líder Comunitário Peu do Brejinho.

A Secretaria de Saúde de João Alfredo também participou da ação oferendo serviços às mulheres no local. “Fizemos esse evento junto com a Secretaria de Saúde, porque é importante também cuidar da saúde da mulher negra. Em parceria com a Secretaria de Saúde temos na comunidade de Brejinho um Posto de Saúde da Família (PSF) para darmos mais assistência às mulheres que residem na localidade, assim facilitando seu acesso a saúde pública, sem precisar se descolocar para outro lugar”, disse Solange Chaves.

Postar um comentário

0 Comentários