Header Ads Widget

População do Agreste será beneficiada com três Ações de Cidadania




Sairé, Chã Grande e Tacaimbó receberão mutirão de serviços do Governo do Estado e das prefeituras para atualização de documentação, saúde e informações sobre políticas públicas
 
Serviços para atualização dos documentos, serviços de saúde, de assistência social e muito mais vão estar disponíveis nas Ações de Cidadania que o Programa Governo Presente vai realizar em três municípios do Agreste. O evento acontece nos municípios de Sairé (terça, dia 20), Tacaimbó (quarta, dia 21) e Chã Grande (quinta, dia 22). O evento representa um mutirão de serviços e de divulgação de políticas. A Ação é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, junto com as prefeituras parceiras.

Os eventos, realizados em 2021, somam mais de 66 mil atendimentos gerais em 20 municípios, em todas as regiões do Estado. As ações seguem todos os protocolos para a proteção individual e coletiva. Os serviços são agendados para organizar o atendimento sem a formação de filas. O acesso à escola onde ocorre o evento só é liberado depois de aferida a temperatura. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade. Todo o processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos eletrônicos para a coleta de dados biométricos. A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Antes da emissão da segunda via, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 24,36.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

A Compesa participa da Ação de Cidadania com um posto avançado. É possível fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

A Ação de Cidadania terá serviços para quem quiser ficar em da com a saúde, como aferição da taxa de glicemia, da pressão arterial e da temperatura do corpo.  Nos eventos, é possível fazer teste para identificar doenças como sífilis, hepatite e outras. Também informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

É necessário fazer o agendamento com antecedência. O agendamento pode ser no próprio município (veja local, abaixo) ou através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos que ocorrem de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

 
Ação de Cidadania em Sairé
Terça-feira, dia 20 de julho
Das 8h às 12h
Colégio Municipal São Miguel
Rua Coronel José Pessoa, 392, Centro
* com agendamento na Secretaria de Assistência Social
 
Ação de Cidadania em Tacaimbó
Quarta-feira, dia 21 de julho
Das 8h às 12h
Escola Municipal Maria Luiza
Rua Maria Luiza, s/n, em Rua Velha
* com agendamento na Casa da Juventude, na Praça Francelino de Araújo
 
Ação de Cidadania em Chã Grande
Quinta-feira, dia 21 de julho
Das 8h às 12h
Avenida 20 de Dezembro, s/n
* com agendamento na Secretaria de Assistência Social
Rua José Trajano Lopes, 54



Postar um comentário

0 Comentários