Header Ads Widget

Famílias do assentamento Ximenes que vivem na área do Engenho Roncador receberam visita do Iterpe



As famílias rurais do assentamento Ximenes, localizadas nas áreas do Engenho Roncador, que englobam os municípios de Barreiros e Tamandaré, foram visitadas pela equipe do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), e da Gestão Fundiária de Suape, nesta semana. A visita teve como objetivo o levantamento dos pleitos da população remanejada das terras onde hoje encontra-se instalado o Complexo de Suape, para uma área de mais de 1 mil hectares em 2012.

A reunião, que foi realizada na frente do Laboratório de Agroecologia do Assentamento Ximenes, contou com a presença das lideranças rurais, entre elas as Flores de Ximenes, mulheres da comunidade rural que lutam pela equidade de gênero no campo. O encontro foi marcado por debates sobre o desenvolvimento do assentamento, as demandas voltadas a melhoria de vida das famílias que pleitearam maior apoio do Iterpe e de Suape, bem como reforçaram a necessidade de apoio para a reforma do casarão que é sede do assentamento.

“Somente através de parcerias que o Iterpe poderá apoiar o desenvolvimento do assentamento Ximenes, considerando que as necessidades dos agricultores familiares exigem um compromisso entre as instituições públicas responsáveis pela terra, entre elas o Iterpe, Suape e os municípios de Barreiros e Tamandaré”, explicou Henrique Queiroz.

Participaram da reunião o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz; o diretor de Gestão Fundiária de Suape, João Alberto Costa Faria; o presidente do assentamento Ximenes, Euclides de Lima; o gerente de assentamentos do Iterpe, Marco Dubeux; a técnica social do Iterpe, Rosane Pontes; o assessor de Articulação Institucional do Iterpe, Afonso de Souza; o coordenador da gestão fundiária de Suape, Oscar Barreto; a assistente técnica da Diretoria Fundiária de Suape, Marquiza Melo; e o representante da Adagro em Barreiros, Vicente Raposo.

Postar um comentário

0 Comentários