Header Ads Widget

Dia Mundial do chocolate - nutricionista explica os benefícios




O chocolate é capaz de curar tristezas, angústias e trazer a sensação de bem-estar. Isso é comprovado pelas substâncias liberadas durante sua consumação. Esse doce amado pelos brasileiros tem sua origem nas civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII.  O Dia Mundial do Chocolate, comemorado dia 07 julho, remete à introdução do alimento na Europa.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o Brasil é o quinto país do mundo que mais consome chocolate.  A boa notícia para os “chocólatras”, é que o consumo moderado do alimento - principalmente do chocolate mais amargo - pode trazer diversos benefícios para a saúde. Os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos. “O chocolate é rico em vitaminas, esteróis, fosfolipídios, alcalóides, polifenóis e os famosos antioxidantes. Todas essas características formam uma lista de motivos que evidenciam como esse alimento faz bem à saúde. Quanto mais amargo o chocolate, mais concentração de cacau existe no produto, o que traz inúmeros benefícios nutricionais ao corpo.”, explica a especialista em Nutrição Clínica Funcional e professora do curso de nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Leidiane Lima.

Entre os benefícios do chocolate estão a melhora do fluxo arterial, reduz o estresse, alivia dores além de proporcionar uma grande sensação de bem-estar, já que o consumo libera serotonina, o hormônio do prazer. Mas, de acordo com Leidiane, é preciso ter cautela. “Comer entre 30 g e 40 g por dia pode ser considerado saudável. Isso é equivalente a uma barra pequena ou a quatro quadradinhos. Lembrando que o chocolate pode trazer benefícios, mas não podemos esquecer que ele também tem calorias. Então, para só ter alegrias na hora da sobremesa, atenção com as porções”.

Ficou com vontade de matar a vontade de comer chocolate? Aproveite essas receitas para aproveitar o Dia do Chocolate com muito sabor.

Mousse de chocolate

Ingredientes:

4 ovos

50g de xilitol

45g de manteiga

60g de chocolate 70%

Modo de Preparo

  1. Separe as gemas das claras
  2. Bata as claras em neve
  3. Derreta o chocolate com a manteiga no microondas por 30 segundos
  4. Com um garfo misture as gemas com o xilitol
  5. Junte o chocolate com manteiga e as gemas com o xilitol até ficar um creme uniforme.
  6. Aos poucos junte as claras em neve com todo amor e carinho para que não perca o ar das "neves"
  7. Deixe gelar por mais ou menos 2 horas

Obs.: Você pode trocar adoçante por açúcar, trocar o chocolate 70% por chocolate ao leite, use a sua imaginação!

Rendimento: 04 porções

Browne

Ingredientes:

3 Ovos

250 g de manteiga derretida

200g de xilitol

30g de cacau 100%

160g de chocolate 70% derretido

165g de farinha de amêndoas


Modo de fazer

Misture os ovos com a manteiga derretida, depois de bem misturado junte o Xilitol, o cacau, e o chocolate também derretido, quando tudo estiver bem homogêneo coloque a farinha de amêndoas, se for sua vontade coloque gotas de chocolate, nozes.

Usar uma assadeira forrada com papel alumínio despejar a massa e assar a 160⁰C


Mini cupcakes

Tempo: 10 min

Rendimento: 14 mini cupcakes

Ingredientes:

1/2 xíc. De farelo de aveia

1 Col. De sopa de manteiga

40g de chocolate 60%

2 ovos

2 Col. De sopa de xilitol

1 Col. De café de fermento .

Modo de fazer:

  1. Derreta no microondas o chocolate junto com a manteiga (deixar 30 segundos)
  2. Bata um pouco os ovos com um garfo para deixar homogêneo
  3. Depois acrescentar a mistura de chocolate com manteiga
  4. Misture todos os outros ingredientes exceto o fermento
  5. Após todos os ingredientes bem misturados adicione o fermento e misturar colocar em forminhas de mini cupcakes e levar ao forno.

Postar um comentário

0 Comentários