Header Ads Widget

Acordo de Cooperação Técnica é firmado entre o Iterpe e a associação do Assentamento Cuiabá, em Joaquim Nabuco




Em mais uma ação com vistas ao avanço da regularização fundiária em Pernambuco, o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), Henrique Queiroz, firmou nesta terça-feira (08) Acordo de Cooperação Técnica com a associação do Assentamento Cuiabá, localizado em Joaquim Nabuco, na Mata Sul do Estado. O acordo foi firmado no gabinete do gestor do órgão, que recebeu o vice-presidente da associação, Glimauro Alves.

Dessa forma, o Iterpe e a associação vão trabalhar juntos, em parceria, dando início à execução efetiva das atividades. “O Acordo de Cooperação Técnica permite a legitimidade e a segurança jurídica para a associação executar o cadastramento de todas as famílias residentes no local, com o apoio do Iterpe. Um grupo de dez jovens da comunidade, escolhidos pela associação, será acompanhado periodicamente pela equipe técnica do órgão nesse cadastramento, recebendo toda a capacitação e orientação necessárias até a finalização do processo”, esclareceu o presidente Henrique Queiroz.

Na próxima segunda-feira (14), a equipe multidisciplinar da Gerência de Reordenamento Agrário (GRA) do Instituto, que está à frente da execução dos trabalhos, composta por Afonso de Souza, assessor de Articulação Institucional; Betânia Coelho, técnica em Desenvolvimento Social; e Carlos Humberto, técnico agropecuário, terá encontro marcado com o grupo que vai realizar o cadastramento das 1 mil famílias que vivem em Cuiabá. Após o término dessa etapa, que inclui ainda o georrreferenciamento da área, haverá análise e posterior titulação de terras, conforme o previsto no Programa Propriedade Legal, do Governo de Pernambuco.

“Somos muitos gratos ao Iterpe, por meio do Dr Henrique Queiroz, que não tem medido esforços para nos ajudar na regularização da situação do nosso assentamento”, afirmou Glimauro Alves. Outro apoio importante do Iterpe ao assentamento consistirá na doação de um espaço para a construção da sede da associação, bem como apoio na busca de parcerias para a aquisição do material de construção. A obra será executada pela própria comunidade. Além disso, o Iterpe vai auxiliar na articulação política para a recuperação do campo de futebol da localidade.

Postar um comentário

0 Comentários