Header Ads Widget

TIM usa energia solar para levar o 4G e apoiar a inclusão digital em áreas sem cobertura




● Projeto SkyCoverage levará cobertura 4G para 100% dos municípios do país até 2023, incluindo rodovias e distritos

● A iniciativa valoriza ações sustentáveis, como o uso de energia de matriz renovável, para cobrir locais remotos

Para cobrir 100% dos municípios com 4G no Brasil até 2023, a TIM anunciou seu ambicioso projeto batizado de SkyCoverage. O objetivo é, além de apoiar a inclusão digital no Brasil, ampliar a distribuição do serviço de quarta geração com o uso de estruturas simplificadas, que contam inclusive com alimentação de energia via painéis solares, em regiões que hoje não têm a cobertura. Líder em cobertura 4G no Brasil, chegando a 4.121 cidades, e com a maior rede NB-IoT do país, a TIM já está, com o projeto SkyCoverage, integrando áreas remotas e as primeiras antenas começaram a ser instaladas no início de 2021.

A região Nordeste é foco do projeto, recebendo mais de 40% do total dos investimentos previstos neste primeiro ano. O planejamento é chegar em mais de 300 cidades nos nove estados do Nordeste ainda em 2021. Um dos grandes diferenciais do investimento está no uso de energia renovável. Considerando a relevância do pilar de sustentabilidade, a empresa opta por adquirir energia de matriz renovável para garantir o funcionamento das suas estações (sites), com adesão a soluções offgrid, ou seja, que não dependem de rede elétrica para funcionamento, mas de alimentação de energia proveniente de painéis fotovoltaicos. Desta forma, é possível oferecer infraestrutura simplificada, com menor custo, e ainda assim garantir maior cobertura da tecnologia de quarta geração.

A ideia é integrar a operadora, parceiros e fornecedores e oferecer conectividade 4G em 700MHz atendendo, além de 100% dos municípios do Brasil, inúmeras localidades que hoje não têm sinal de internet ou telefonia, especialmente em áreas remotas, nas regiões mais periféricas do país. A partir de antenas de infraestrutura simplificada, chamadas sites, com torre estaiada e de menor custo, será possível distribuir o sinal 4G mesmo onde não há rede elétrica, já que podem ser alimentadas por energia solar. Desta forma, são estruturas não só mais acessíveis em todo o território nacional como também sustentáveis.

 “Ao levarmos a cobertura 4G por meio do investimento em milhares de sites a áreas mais distantes em apenas dois anos, estamos não só ajudando o Brasil na questão da inclusão digital, como ativando o potencial econômico e social dessas regiões, seja para o aumento da produtividade ou para incentivar a educação”, destaca Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

A escolha de fornecedores e parceiros da TIM também está atrelada às metas do SkyCoverage, que tem como um dos propósitos apoiar o desenvolvimento de tecnologias que otimizem os custos para a viabilidade da cobertura.


Compromisso reconhecido

Pioneira no engajamento dos temas ESG (“Environmental, Social & Governance”) no setor de Telecomunicações no Brasil, a TIM mantém o projeto SkyCoverage entre as iniciativas que conduzem com a proposta de atender demandas sustentáveis e sociais com as quais é comprometida. São mais de dez anos de investimentos em ações ESG. Como reflexo, a TIM está listada por 13 anos consecutivos na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE-B3); faz parte do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo desde 2011; foi a primeira e até o momento é a única operadora de telecomunicações nomeada como empresa Pró-Ética pela Controladoria Geral da União; é signatária do Pacto Global da ONU desde 2008 e integrante do GT de Direitos Humanos da Rede Brasileira do Pacto Global desde 2015. Além disso, desde 2010 registra suas emissões no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol e há 12 anos publica para seus stakeholders o Relatório de Sustentabilidade de acordo com a metodologia Standards, da Global Reporting Initiative (“GRI”).

Postar um comentário

0 Comentários