Header Ads Widget

Rádio Jornal ganha mais uma estação e passa a operar também no 76.1 FM



A Rádio Jornal do Recife dá mais um passo em seu processo de modernização e inaugura uma nova estação nesta semana. A partir da próxima sexta-feira (7), além da 90.3 FM, os ouvintes poderão acompanhar a programação da emissora pernambucana que fala “para o mundo” também pela 76.1 FM. A novidade é possível graças à implantação da “faixa FM estendida”, no Brasil, que engloba, a partir de agora, também da 76.1 até a 87.3 FM. Desta forma,  o país passa a ter de 76 a 108 megahertz disponíveis para o FM. 

Pioneira como sempre, a Rádio Jornal será a primeira emissora de Pernambuco a integrar o grupo de rádios nacionais que irão ocupar este novo espaço. A implantação da faixa FM estendida também permite que emissoras que operam no AM, possam entrar no FM. Ganham os ouvintes que, agora, passam a ouvir os programas com a melhor qualidade de áudio possível. 

“Há muito vínhamos pleiteando esta migração e este momento marca uma nova etapa na radiodifusão pernambucana e brasileira. A Rádio Jornal ser uma das poucas do país a  migrar, neste momento, é um reconhecimento do nosso empenho em estar atentos à modernização e com capacidade de, rapidamente, nos adequarmos às exigências feitas pelo Ministério das Comunicações. Pioneirismo de uma Rádio com mais de 7 décadas e que se renova a cada dia”, explica a diretora de jornalismo da Rádio e TV Jornal, Mônica Carvalho. A implantação da nova faixa é realizada em caráter experimental. Para quem gosta ou precisa acompanhar a Rádio Jornal pela modalidade AM, a AM 780 também será mantida. 

De acordo com o coordenador de Radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Paulo Cardoso, a nova faixa vai ocupar um espaço deixado pela TV analógica. “A faixa estendida anteriormente era usada pela TV analógica. Com o processo de digitalização, podemos alocar os canais mais eficientemente. O que era usado pelo canal 5 e 6 vai ser usado para o serviço de FM”, esclareceu em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na manhã desta terça-feira (4). 

Além da Rádio Jornal, também já confirmaram a entrada na faixa estendida as emissoras de São Paulo “Capital AM 1040” e “Rádio Cultura Brasil AM 1200”, além da curitibana Rádio Banda B AM 550.  Ouça a entrevista do Passando a Limpo sobre a faixa estendida na íntegra:


Postar um comentário

0 Comentários