Header Ads Widget

Prefeitura de Limoeiro prepara escolas municipais para acolher alunos e comunidade com segurança



Com o olhar voltado para garantir a qualidade do ensino na rede municipal, mas ao mesmo a segurança da comunidade escolar, a Prefeitura de Limoeiro, por meio das secretarias municipais de Educação e Esportes e de Infraestrutura, tem atuado fortemente na manutenção e recuperação da estrutura predial das escolas.

“Nosso planejamento visa garantir um espaço seguro em todos os setores do serviço público municipal, e na educação não seria diferente. Assumimos a gestão com o olhar para essa necessidade existente nas escolas da rede municipal. As demandas são muitas, por isso, junto à equipe da secretaria de Educação e Esportes listamos as ações emergenciais, mas também pensando em ações estruturadoras para o futuro. Ao mesmo tempo, nossas equipes estão visitando as escolas e em contato direto com os gestores para garantir que as prioridades sejam atendidas”, avaliou o prefeito Orlando Jorge.

De acordo com o secretário da pasta, Fernando Melo, foi realizado um levantamento pontual da situação das unidades. “Primeiro, a questão do telhado, uma vez que estamos chegando ao período de inverno. Outra situação é no tocante ao reservatório de água. Nós temos escolas que vão funcionar, em breve, de forma híbrida, e os estudantes precisarão de água e sabão dentro do processo de protocolo sanitário de enfrentamento à Covid-19”, destacou o educador.

Ele também adiantou que o departamento de Engenharia do município tem trabalho em projetos arquitetônicos para uma intervenção mais ampla nas estruturas dos prédios, permitindo melhor acolhida da comunidade escolar. “No primeiro momento, serão as intervenções emergenciais para garantirmos a participação dos profissionais e dos estudantes, assim que tivermos a autorização do Governo do Estado para voltarmos às atividades presenciais”, enfatizou Fernando.

Sobre as medidas estabelecidas para evitar o risco de contágio do novo coronavírus, o secretário listou que a gestão estará garantindo a compra de máscara para distribuição no ambiente escolar e a disponibilidade álcool em gel para que todos se sintam mais seguros quando as aulas retornarem presencialmente. O secretário lembrou ainda que as unidades de ensino terão diversos produtos de limpeza, orientação para higienização pessoal e dos espaços, além de um cuidado especial para garantia do distanciamento social.

Fernando Melo também falou sobre o ensino híbrido, ou seja, uma parte da turma dentro da sala de aula e a outra recebendo o material para estudar em casa. Para o gestor educacional, o formato é algo com que a comunidade escolar precisará aprender a conviver. “Temos buscado utilizar recursos tecnológicos, inclusive, contando com o apoio dos nossos professores, que têm utilizado seu celular, seu computador e sua internet para garantir que a educação chegue aos estudantes”, reconheceu.

Para o estudante que não tem acesso aos canais digitais, a secretaria de Educação e Esportes tem garantido a entrega do bloco de atividades. Os materiais são preparados pelos próprios professores e impressos para entrega nas escolas. Os pais levam para os filhos e, num determinado espaço de tempo, retornam para as escolas, os professores avaliam esse material, novas atividades são entregues, e assim temos mantido um vínculo com as famílias”, explicou Melo.

Para garantir que o alimento chegue com qualidade aos alunos, a Prefeitura de Limoeiro realizou o processo licitatório para compra da merenda, que é servida nas escolas, e dos kits, que serão distribuídos com os que optaram em acompanhar as aulas em casa. “Estaremos realizando a entrega do kit. Lembrando que é para o estudante. É um kit que está garantindo todas as condições nutricionais previstas no Programa Nacional de Alimentação Escolar  elaborado por nutricionistas”, pontuou.

De acordo com o secretário, o kit é por aluno matriculado. Com isso, a casa que dois filhos na rede municipal receberá dois kits. Um cronograma de distribuição está sendo finalizado pela Secretaria de Educação, o qual será anunciado ainda na primeira quinzena de abril. “Essa preocupação e esse cuidado, todo um acompanhamento técnico tem sido observado para que esse kit de merenda possa suprir as necessidades e garantir o cumprimento da legislação”, afirmou o secretário.

Sobre o transporte escolar, Fernando sublinhou que a prefeitura vem tendo um cuidado especial com os alunos das escolas estaduais, uma vez que as escolas municipais não estão funcionando por força de um decreto estadual. “Antes dessa paralização, a secretaria vinha garantindo o cumprimento de rotas urbanas para atender aos estudantes em atividade nas escolas da rede estadual”, comentou. Com a retomada das aulas presenciais, ele acredita que as rotas sejam ampliadas.

Paralelamente com o retorno das aulas presenciais na rede municipal, as rotas da zona rural de Limoeiro também serão atendidas pelo transporte escolar da prefeitura. “Isso garantirá o deslocamento dos estudantes que estarão participando das aulas híbridas, ou seja, aqueles estudantes que vem presencialmente, de forma segura das suas casas, das suas comunidades para as escolas”, finalizou Fernando.

Postar um comentário

0 Comentários