Header Ads Widget

Educação Municipal de Limoeiro estimula leitura com participação no Concurso Ler Bem




“É preciso que a leitura seja um ato de amor”. A frase do escritor Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, traduz a importância dos livros e da leitura na vida do ser humano. Ciente da responsabilidade que a escola tem para com o estímulo à leitura e à formação cidadã, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, confirmou a participação do município na décima primeira edição do Concurso Ler Bem. 

Criado pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), o evento visa promover o entusiasmo pela leitura através de uma competição escolar entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas municipais em Pernambuco. Este ano, o livro selecionado para o Concurso é “Viagem ao centro da Terra”, de Júlio Verne. A obra infantil tem adaptação de Lúcia Tulchinski e ilustrações de Cláudia Ramos.

“Nossa gestão tem sido pautada em parcerias que possam melhorar e transformar a vida das pessoas. Entendemos que através da Educação vamos conseguir preparar nossos estudantes para diversos projetos futuros. E a leitura acaba sendo a ‘porta’ para o mundo do conhecimento”, destaca o prefeito Orlando Jorge. “A participação de Limoeiro no Concurso Ler Bem mostra que estaremos presentes em todas as áreas”, completa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a prática da leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, a criança adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento, de questionar e de formular argumentos. 18 alunos irão participar da seleção municipal representando o mesmo número de turmas de 4º ano. Após a fase municipal, o primeiro colocado representará Limoeiro na etapa estadual.

Leitura – Ao criar o Concurso Ler Bem, a ASPA entende que a leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas, facilitando a argumentação e o vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito. A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças, estas irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da importância que ela exerce na vida do ser humano.

“Acreditamos que há grande necessidade de o ser humano adquirir ao longo de sua vida uma boa bagagem de leitura, pois além de obter conhecimento, desenvolve um potencial crítico para questionar, duvidar, com isso saber mais e expor opiniões sem medo e, acima de tudo, permite interpretar o mundo. Esse projeto visa aguçar o hábito da leitura, criando possibilidades para que os alunos possam se desenvolver na prática da leitura”, diz o perfil do Concurso.

Postar um comentário

0 Comentários