Header Ads Widget

Semana da Mulher busca proteger e fortalecer as cidadãs limoeirenses





Dentro das comemorações alusivas ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, tem ampliado as políticas públicas de proteção e empoderamento do público feminino. Sob a coordenação da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, as ações estão sendo firmadas através de parcerias com diversos setores da sociedade. E na próxima sexta-feira (12), uma live especial marcará o fechamento da Semana da Mulher. 

Com o tema Juntas no enfrentamento da dupla pandemia: vírus e violência, a secretária executiva da Mulher de Limoeiro, professora Ceça Amorim, debaterá a pauta com a advogada ativista Luciana Clarissa e com a médica e secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro. A transmissão será pela página oficial da Prefeitura de Limoeiro no Facebook, a partir das 19h30. O fortalecimento da rede de apoio e combate à violência contra a mulher está entre as prioridades da secretaria.

“Todas as mulheres estão de parabéns. Elas precisam ser tratadas com dignidade, com respeito, e nós temos que, cada vez mais, incentivar a cultura de paz e o combate à violência contra as mulheres”, destaca o prefeito Orlando Jorge. Apesar de conquistas, a exemplo da Lei Maria da Penha, ele lamenta que, em pleno século XXI, a violência persista, principalmente, a doméstica. O gestor reafirmou que prefeitura estará empenhada nas ações que protejam e empoderem as mulheres.

O chefe do executivo destacou ainda o trabalho que vem sendo executado para a retomada de projetos para o fortalecimento da rede feminina. Ele citou políticas públicas de segurança, saúde, cidadania, social, formação e qualificação profissional, lazer e educação. “Políticas que possam verdadeiramente prestigiar, valorizar e, sobretudo, cuidar. Estamos abrindo os serviços de forma paulatina”, reforça Orlando, ao ressaltar o importante trabalho desenvolvido pelas mulheres do campo.

O retorno e reestruturação do Programa Idoso em Movimento, o qual contava com mais de 900 mulheres, e a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos estão entre as ações da secretaria. “A mulher somos todas nós nessa luta. Seguiremos integradas e empenhadas para proteger e empoderar”, garantiu Ceça Amorim. A valorização e o incentivo ao empreendedorismo são outras pautas desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres. 

Segundo a secretária, por causa da pandemia, todas as atividades serão remotas. O município está montando uma estrutura tecnológica para conseguir chegar aos moradores através das redes sociais. Para isso, a prefeitura também ampliará uma campanha que busca envolver, por exemplo, um filho ou neto no suporte ao idoso no momento da aula do PIM. Nas próximas semanas, a secretaria divulgará um calendário com as atividades físicas e cursos.

Mais Ações – No período de 8 a 11 de março, a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) vivencia a Semana da Mulher com uma programação de palestras através de sua página oficial no Facebook. As temáticas abordam promoção do empoderamento feminino, conquista por espaços sociais, gestão e liderança, além de assuntos ligados à violência contra a mulher. Na lista de palestrantes e debatedoras, estão mulheres de diversas áreas profissionais com ampla experiência. Mais informações podem ser obtidas no site da faculdade: facal.edu.br.

Postar um comentário

0 Comentários