Header Ads Widget

CAAPE conclui ano repleto de ações assistenciais para a advocacia pernambucana




Além das ações anuais promovidas pela entidade, desde o início da pandemia novas causas foram abraçadas para a advocacia

Atenta às necessidades da advocacia pernambucana, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), da OAB-PE, ,realizou, neste ano de 2020, uma série de ações assistenciais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ao total, mais de R$ 800 mil foram investidos em novos serviços e campanhas para ajudar a categoria durante este período.

“Nosso maior compromisso é com a advocacia pernambucana e toda a equipe da CAAPE deu o seu melhor neste ano atípico e repleto de dificuldades. Nosso sentimento hoje é de missão cumprida, por ter realizado várias ações e campanhas em prol da categoria, apoiando, auxiliando e prestando assistência de qualidade para os nossos advogados, advogadas, estagiários e estagiárias”, ressalta o presidente da CAAPE, Fernando Ribeiro.

Foram aplicadas 5.600 doses de vacinas contra a gripe influenza de forma gratuita no Recife e nas 25 Subseccionais (espécies de regionais) da OAB-PE do estado, seguindo todos os protocolos de segurança, além da distribuição de 33 mil unidades de álcool em gel 70% e aproximadamente 20 mil kits de máscaras de proteção. A CAAPE também criou o Serviço de Teleorientação sobre a Covid-19, com profissionais de saúde on-line, 24 horas por dia e de forma gratuita, exclusivo para consultas e informações sobre o coronavírus, permitindo acesso a uma plataforma com informações seguras, atualizadas e livre de fake news. 

Fechou parceria com o JC Digital e JC Clube - clube de vantagens do Jornal do Commercio, onde mais de 2 mil advogadas e advogados tiveram acesso de forma gratuita pelo período de 6 meses. Outra parceria importante foi com o Cerpe, oferecendo desconto para a categoria na realização do teste de Sorologia da Covid-19. 

Através do programa CAAPE + Psicologia, 17 psicólogos ofereceram apoio profissional on-line, sem qualquer custo, para advogadas, advogados, estagiárias e estagiários. E, em parceria com a empresa BeeTouch, a Caixa lançou o “Pequeno manual de como manter a saúde mental no período do Covid-19”, o “Pequeno manual para enfrentamento do tédio no isolamento social em virtude do Covid-19” e a cartilha “Sua vida importa”, com o objetivo de ajudar a enfrentar esse período difícil. Além disso, também convidou profissionais para falarem sobre temas relacionados à saúde mental e física, e colaboradores e parceiros, para informar sobre suas ações, com o objetivo de promover bem-estar e entretenimento para a advocacia pernambucana e, também, informar sobre os programas, ações da CAAPE e suas novidades.

Mais de 2.800 cestas básicas, em um total de mais de 30 toneladas de alimentos, e 250 auxílios financeiros extraordinários foram concedidos para os advogados e advogadas que apresentaram situação de vulnerabilidade econômica em razão da paralisação das atividades dos Poderes Judiciários estadual e federal. A CAAPE também requereu à Qualicorp e à Unimed a suspensão de todo e qualquer reajuste (revisão atuarial e/ou faixa etária) para contratos de seguro e plano de saúde celebrados por meio da CAAPE. 

E com o aumento do número de denúncias de violência doméstica contra mulheres nesse período de isolamento social, foi criada a Rede de Apoio CAAPE para advogadas vítimas de violências domésticas, que consiste em auxílio psicológico, assessoramento jurídico e hospedagem para que advogadas e estagiárias da OAB-PE possam se resguardar e repelir o mal que estejam sofrendo. 

A Caixa de Assistência também realizou exames gratuitos de mamografia durante a Campanha do Outubro Rosa, e, no mês seguinte, continuou engajada com a campanha contra o câncer de próstata e ofereceu exames gratuitos de PSA, dentro da programação do Novembro Azul, para os advogados acima de 50 anos. Também retornou o programa Pedal CAAPE no último domingo de cada mês, em um novo formato, de forma individualizada, para evitar aglomerações, com a cessão gratuita de bicicletas para advogados e estagiários se exercitarem.

Promoveu ações solidárias como doação de máscaras de proteção reutilizáveis, em parceria com a Comissão de Direitos dos Refugiados da OAB-PE, para contribuir com o trabalho de proteção, saúde e segurança das pessoas pertencentes à etnia indígena Warao, migrantes internacionais em condição de vulnerabilidade que residem atualmente no Recife. Apoiou a Campanha Consumo Consciente, idealizada pela Comissão de Direito da Moda da OAB-PE, que realizou doações para as instituições Creche Lar de Maria, Fundação Perrone, Abrigo Santa Luzia e Paróquia Cristo Redentor. Também apoiou a campanha do Hospital de Câncer de Pernambuco para custear a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com divulgação nas redes sociais e no site da CAAPE.

Apoiou, ainda, o IMIP em campanha de arrecadação de fundos para pacientes com Covid-19, por meio de divulgação nas redes sociais e site da CAAPE, e lançou uma campanha nas redes sociais e no site para incentivar a doação de sangue, uma vez que houve uma queda drástica no estoque de bolsas de sangue dos hospitais de todo o país por conta da pandemia da Covid-19. 

Foto: Alysson Maria

Postar um comentário

0 Comentários