Header Ads Widget

SESI-PE distribui livros de Monteiro Lobato e Ziraldo para estimular o hábito pela leitura



Uma iniciativa do SESI promete expandir os hábitos de leitura entre crianças e adolescentes em todo o Brasil. Trata-se do Programa Literário SESI, no qual estudantes dos ensinos Fundamental e Médio receberão, gratuitamente, livros de Monteiro Lobato e Ziraldo. Em Pernambuco, 6.070 alunos das 13 unidades da Rede SESI de Educação serão contemplados com as obras para estimular o gosto pela literatura.​​​​

Entre os alunos do Ensino Fundamental, cada um ganhará uma maleta com oito títulos. Os estudantes do 1º ano e 6º ao 9º ano receberão obras de Monteiro Lobato e os do 2º ao 5º ano livros de Ziraldo. Já os alunos do Ensino Médio serão presenteados com seis exemplares de Monteiro Lobato.​

O programa, criado e organizado pelo Departamento Nacional do SESI, visa incentivar também o acesso às obras literárias de autores brasileiros, a ampliação da capacidade de produção textual das crianças e dos jovens, além de enriquecer o acervo das bibliotecas escolares do SESI. “Queremos que a leitura ultrapasse os muros da escola e que os alunos aproveitem a oportunidade para estreitar o vínculo com os pais, desenvolvendo o hábito de ler juntos”, comentou a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto.

Para engajar os estudantes, o SESI-PE lançou um desafio que envolve criatividade e trabalho em equipe. “Cada unidade do SESI-PE deverá elaborar um projeto usando como fonte de inspiração os autores Monteiro Lobato e Ziraldo. Demos total liberdade para eles criarem uma peça teatral, um sarau, uma radionovela ou o que preferirem”, contou Mirella.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio do SESI Caruaru Letícia Freitas acredita que o Programa Literário é uma ótima chance tanto para o aluno quanto para a família de conhecer mais sobre os renomados autores da literatura brasileira. “Já li algumas crônicas de Monteiro Lobato e, agora, terei a possibilidade de me aprofundar na obra dele, além de exercitar outras áreas de conhecimento, como sociologia e história. Neste momento de pandemia da Covid-19 que estamos vivendo, nada melhor que criar o costume de ler”, disse.

A entrega dos kits está sendo feita em esquema drive thru, respeitando os protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19. Até agora, já foram entregues as maletas nas unidades do SESI-PE localizadas em Goiana, Camaragibe, Ibura, Caruaru, Belo Jardim, Ipojuca, Petrolina, Paulista, Moreno, Escada​ e Vasco da Gama. Já os estudantes de Araripina ganharão os kits em 21 de agosto, enquanto que os do Cabo de Santo Agostinho receberão em 22 de agosto, no shopping Costa Dourada, das 10h às 17h, seguindo os protocolos de segurança.

Postar um comentário

0 Comentários