Header Ads Widget

Veja uma análise detalhada sobre o Covid-19


O Covid-19, ou coronavírus como muitos chamam, vêm preocupando muitas pessoas não só no Brasil, mas em outros países. Está pandemia a cada dia faz mais vítimas. Vários alertas estão sendo dados aos brasileiros e foi pensando nestes alertas que resolvemos fazer um resumo de tudo que você precisa saber sobre o Covid-19. 

Você sabe o que significa pandemia? Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo indica que a enfermidade se espalhou por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. 

O que significa o termo Covid-19 (coronavírus)? Covid-19 é uma das ramificações do Coronavírus que se divide em vários grupos  além do Covid-19, o coronavírus apresenta os tipos 229E, NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Apenas um teste laboratorial poderá dizer qual tipo de coronavírus infectou o paciente.

Quais são os sintomas do Coronavírus? O coronavírus (COVID-19) se caracteriza por sintomas leves, como nariz escorrendo, dor de garganta, tosse e febre. A doença pode ser mais grave para algumas pessoas, causando pneumonia ou dificuldade para respirar. Em casos mais raros, ela pode ser fatal. Idosos e pessoas com outras condições médicas (como asma, diabetes e doença cardíaca) são mais vulneráveis a quadros graves.
Possíveis sintomas são: Nariz escorrendo, dor de garganta,  tosse, febre e dificuldade para respirar (em casos graves).

Como se previnir? Lavar as mãos, usar máscara de proteção adequadamente, verificar a temperatura corporal periodicamente, evitar grandes aglomerações e nunca tocar o rosto com as mãos sujas. Caso você esteja doente deve ser algumas  recomendações como: Usar máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém. Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço. Você também deve evitar cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;

O coronavírus tem cura? Mesmo sem haver tratamentos específicos para o vírus, a grande maioria das pessoas contaminadas evolui para a cura. Mas, apesar dessa informação, não se pode diminuir a gravidade das complicações que esse vírus pode trazer, já que os sintomas são muito agressivos para o corpo. O tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é o tratamento dos sintomas da infecção, como a febre e a tosse.


Curiosidade: O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus .

Assista abaixo a um vídeo explicando mais detalhes de como se contraí o coronavírus




Texto montado com diversos sites especializados no assusto.

Postar um comentário

0 Comentários