Propaganda

Últimas Notícias

Nasa adota modelo meteorológico criado por brasileiro




Um modelo de previsão do tempo criado por uma equipe de brasileiros e norte-americanos foi o escolhido pela Nasa para substituir, desde o dia 30 de janeiro, o Nasa Geos, antigo sistema de meteorologia da agência espacial. Chamado de GF, o modelo teve seu desenvolvimento liderado pelo físico Saulo Freitas, pesquisador no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). “Conseguimos aprimorar a física para ganhar mais confiança, principalmente em previsões de curto prazo, conseguindo uma antecedência maior. Pode ser 10% ou até 30% mais eficaz, depende das condições. Então foi possível construir um modelo matemático colocado dentro do sistema complexo da Nasa”, contou Freitas.

De acordo com o físico, o novo sistema demorou três anos para ser concluído. Agora que está pronto, deve auxiliar o agronegócio e na prevenção de desastres naturais, visto que é mais confiável por analisar o processo das chuvas desde o início: começa pelo desenvolvimento das nuvens, segue para formação das gotículas de água e, por fim, dá previsões bastante antecipadas sobre as garoas ou temporais.  
Freitas mora nos Estados Unidos desde 2016, quando passou a colaborar com a Nasa em parceria com o INPE. Após a implantação do GF na agência espacial norte-americana, a expectativa é que, em seguida, o novo sistema seja aplicado no Brasil.

Olhar Digital


https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/nasa-adota-modelo-meteorologico-criado-por-brasileiro/96484

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.