Header Ads Widget

Satélites desativados podem colidir e atingir atmosfera da Terra amanhã


Dois satélites desativados que orbitam a Terra passarão muito perto um do outro, de 15 a 30 metros de distância, e podem colidir amanhã. A possível batida está prevista para acontecer por volta das 20h30 (horário de Brasília), a uma altitude de cerca de 900 quilômetros. A chance de colisão, segundo informou o serviço de monitoramento de detritos espaciais LeoLabs, é de 1%. Como os satélites não funcionam mais e, portanto, todos os seus comandos de controle estão desativados, não há nada que os cientistas possam fazer para impedir o choque. Um deles é o telescópio espacial IRAS, lançado em 1983 com massa de 1.083 quilos, ocupando um espaço de aproximadamente 10,2 metros cúbicos. 

O outro, muito menor, é o satélite GGSE-4: lançado em 1967, pesava apenas 4,5 quilos. "Colisões desse tipo já aconteceram no passado, claro. Mas o que é realmente interessante sobre essa é a proximidade estimada, de 15 a 30 metros", explicou a arqueóloga espacial Alice Gorman ao site ScienceAlert. "É um encontro muito, muito próximo. Eu diria que é uma das colisões possíveis mais perigosas que vemos em muito tempo", completou. Se os dois satélites se chocarem, segundo Gorman, o menor será destruído, o que produzirá uma "nuvem" de detritos espaciais. 

O perigo para os terráqueos é nulo, já que a atmosfera do planeta daria conta de desintegrá-los antes que chegassem ao solo, mas os destroços que permanecerem no espaço poderiam colidir com outros satélites no futuro. Ainda que a chance de colisão seja pequena, o caso reacendeu o debate sobre o que fazer com o lixo espacial que orbita a Terra. "Se não descobrirmos como nos livrar de alguns desses detritos, esse tipo de choque tornará mais difícil o lançamento de novos satélites e realização de viagens para o espaço", alerta a especialista.

App Google Notícias / UOL

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/01/28/satelites-desativados-podem-colidir-e-atingir-atmosfera-da-terra-amanha.htm

Postar um comentário

0 Comentários