Header Ads Widget

Readaptação à rotina escolar após férias


Depois de mais de um mês de férias é difícil para as crianças e adolescentes voltarem à rotina escolar, isso porque algumas regras do dia-a-dia, como acordar e dormir cedo e a hora das refeições, muitas vezes são ignoradas neste período.

Para tornar a readaptação mais fácil, a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Motivo, Ray-lla Gouveia, dá algumas dicas aos pais e aos estudantes. Segundo ela, a rotina de estudos precisa começar com antecedência, uma ou duas semanas antes do início do período letivo: “Os pais podem ir inserindo no dia a dia do aluno a leitura, o horário do lanche e a ida ao banheiro, por exemplo, nos horários em que a escola promove isso, dessa forma, a criança vai estar mais familiarizada com a escola quando começar o semestre”, explica.

Ainda de acordo com Ray-lla, os pais tem um papel essencial na confiança do filho em relação ao novo ambiente. Por isso, a ansiedade dos pais em deixar os filhos na escola pela primeira vez não pode ser percebida pela criança: “Pode gerar uma insegurança, então o ideal é que os pais acompanhem a criança, até o momento em que ela se sinta a vontade para ficar sozinha, avisarem que estão indo, mas logo mais, irão busca-las”. Uma linguagem direta e franca mostra confiança e deixa a mudança de ambiente mais suave para os pequenos.

Já para os alunos pré-adolescentes e adolescentes, que normalmente mudam a rotina para atividades mais independentes, os pais precisam ficar atentos na hora dessa adaptação: “Nesse período de férias os estudantes maiores mudam completamente os hábitos, por isso a necessidade dos pais em terem uma maior atenção com os horários regulares e a volta à rotina de estudos” completa a coordenadora.

Essas pequenas atitudes podem fazer a diferença no aproveitamento no início do ano letivo: “Com uma rotina regrada, uma alimentação correta e toda a organização no momento do estudo, o estudante consegue mesclar atividades que dão prazer a ele sem perder o ciclo necessário para completar a carga de estudos, e fazendo isso já no início do ano, ele consegue organizar melhor o tempo ao longo do semestre”, finaliza.

Postar um comentário

0 Comentários