Propaganda

Últimas Notícias

Vai dar Peru no Festival Canavial de Artes Cênicas de Goiana-PE (09)

 

O Peru do Cão Coxo, produção do Centro de Criação Galpão das Artes (Limoeiro-PE), encerra a programação do Festival Canavial de Artes Cênicas no próximo sábado, dia 09 de novembro às 20 horas, no Teatro Polytheama em Goiana (PE) e o acesso é gratuito. O Teatro Polytheama fica  localizado na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 249 - Capuava, Goiana – PE .

O elenco do Galpão das Artes, de Limoeiro continua na estrada. E, também mais uma vez, dando vida a um texto de Ariano Suassuna. O mestre Suassuna, como se sabe, amava a brasilidade. Pensava acertadamente que um país carece de identidade e a nossa seria através da cultura. Por isso unia o popular e o erudito.

Mas a conversa aqui é sobre a peça teatral O Peru do Cão Coxo, texto adaptado a partir do primeiro ato da peça A Farsa da Boa Preguiça, do próprio Suassuna.

O Centro de Criação Galpão das Artes ao longo dos seus 20 anos de existência sempre se destacou pela dedicação as obras de Ariano Suassuna. Recordemos apenas uma, A Inconveniência de Ter Coragem, também de Suassuna, com a qual ganharam o mundo. De lá para cá, os três e outros atores, se reinventam e provocam aquilo que de melhor podem causar ao público: encantamento. Dessa forma trazem à tona tramas bem familiares, mas de contexto universal, ao escancarar as relações (nem sempre amorosas), a inveja e a preguiça.


A peça teatral  O Peru do Cão Coxo (Centro de Criação Galpão das Artes – Limoeiro) cumpriu em 2019 20 (vinte) cidades em Pernambuco, além de Taperoá na Paraíba, terra do Mestre Ariano Suassuna – Pai da Dramaturgia Nordestina.



Sinopse:

A preguiça em picadeiro de intrigas no sertão de Tapeorá. Na farsa, o poeta Joaquim Simão e Nevinha, sua esposa, são alvos dos trapaceiros Aderaldo Catacão e Clarabela, sem esquecer ainda a algoz Andreza. A pseudointelectual Clarabela tem um disfarçado interesse pela poesia de Joaquim Simão e, por este, um escrachado desejo amoroso, da mesma forma que Aderaldo investe num escancarado caso amoroso por Nevinha. O ganancioso casal de ricos acaba por ser ludibriado pela dupla formada por Cão Coxo e Cão Caolo, que perde tudo que possui, inclusive o danado do peru.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.