Header Ads Widget

Municípios da II Geres-Limoeiro montam plano de ação para reduzir acidentados de moto


Para combater o alto índice de acidentados no trânsito, envolvendo especialmente motociclistas, o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentados de Moto (CRPAM) da II Gerência Regional de Saúde (Geres-Limoeiro) reúne, nesta quarta-feira (13.11), a partir das 9h, representantes dos 20 municípios que compõem a Regional de Saúde, no agreste pernambucano. O encontro, que ocorre em Surubim, no polo UAB/Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Rua Frei Ibiapina, nº 300, no bairro São José - visa discutir e implementar ações de prevenção aos acidentados de trânsito.

A reunião ordinária do CRPAM, que envolve gestores e técnicos de diversas áreas, contará também com a participação da gestora governamental e atual coordenadora do Núcleo de Gestão do Conhecimento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-PE), Nathalia Farias, que ministrará o tema Inovação na Gestão Pública: A experiência de multiplicadores com foco na redução de acidentados de moto. Durante o encontro será desenvolvido um plano de ação para combater o alto número de acidentados na região em seis municípios considerados prioritários: Bom Jardim, Carpina, Cumaru, Paudalho, Surubim e Vicência.

"A intenção é realizarmos as reuniõs do CRPAM de forma itinerante passando pelas seis cidades prioritárias, devido ao alto índice de mortalidade por acidente de transporte terrestre nesses locais. Dessa forma, iremos envolver os órgãos em um plano de ação para a melhoria dos indicadores e o primeiro município será Surubim", afirma a gerente da II Geres, Luciana Bezerra.  Entre os assuntos a serem debatidos também estão a municipalização do trânsito nas cidades e o estimulo às ações de fiscalização e educação. Dos 20 municípios integrantes da II Geres, apenas quatro - Carpina, Limoeiro, Tracunahém e Surubim, assumiram a gestão do próprio trânsito de forma integralizada.

Entre os anos de 2014 e 2018, os 20 municípios da II Geres registraram, juntos, 8.541 acidentados de transporte terrestre, sendo 6.215 envolvendo apenas motocilcistas, o que corresponde a 72% dos atendimentos totais nas unidades estaduais de saúde. A maioria dos acidentados são do sexo masculino, na faixa etária entre 20 e 29 anos. O número de óbitos, entre 2014 e 2017, foi de 480, dos quais 247 motociclistas. A faixa etária predominante está entre 20 a 39 anos.

"Vamos atuar de forma permanente e integrada com apoio de diversos órgãos para minimizar os números de vítimas fatais e acidentados de transporte na região. O papel do Comitê, nesse sentido, é auxiliar na prevenção e diminuição deste tipo de acidentado subsidiando cada município com informações epidemiológicas que podem ser estratégicas nas ações, além de monitorar e articular esta integração dos órgãos de trânsito municipais ao Sistema Nacional de Trânsito", comenta Luciana Bezerra.

Municípios da II Geres (20): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência. 

Postar um comentário

0 Comentários