Propaganda

Últimas Notícias

Há 32 anos, Caminhada Natalina encanta público contando a história do nascimento de Jesus


Com a proposta de contar a história do natal do menino Jesus, como uma mensagem de fé e esperança, o Companhia de Eventos Lionarte há 32 anos realiza a Caminhada Natalina, o Auto Natalino Itinerante, que se apresenta em casas, confraternizações, reunião de amigos, igrejas, restaurantes, ruas e terreiros, entre outros espaços de Limoeiro e cidades vizinhas, de forma gratuita. Possuindo um formato único dentro país, de acordo com levantamento realizado pela Federação de Teatro de Pernambuco – FETEAPE, a encenação acontece durante todo mês de dezembro, prologando-se até o encerramento do Ciclo Natalino – 06 de janeiro.

A primeira encenação da Caminhada Natalina aconteceu em 1987 e até então se tornou em espetáculo de tradição e referência do ciclo natalino, dentro da região. Com textos e propostas inéditas e o projeto conta a história do nascimento do menino Jesus, através das diversas linguagens e/ou manifestações culturais existentes na cidade de Limoeiro.

Em 2019, a companhia Limoeirense apresenta o texto ‘SER TÃO – UM ATO DE NATAL” de Autoria de Luiz Neto e Supervisão de Paulo Neto. No ato, um bando de artistas de rua se reúne para revelar a história de dados guardados dentro de uma Arca Encantada. A narrativa pode ser uma brincadeira levada a sério, mas, que discute a importância dos símbolos do Natal, e o que essa data realmente significa. É um ato que busca revelar em cada Ser, o sentindo Tão próprio da descoberta, evidenciando sentimentos. Desta forma, cinco vivem essa estória para mostra o verdadeiro sentido do Natal.

“Nossa proposta é fazer com que as pessoas, por alguns minutos, possam vivenciar através do teatro a história do natal, de forma descontraída e leve, numa linguagem apta para o entendimento de todos públicos. E dessa forma também estamos difundindo o verdadeiro sentido do natal, através do teatro, em especial do teatro de rua, uma das manifestações mais antigas de cultura popular, que traz na bagagem séculos de histórias e influências que vão dos folguedos do Nordeste às máscaras dos espetáculos medievais.” Afirma, Radaméis Moura, Diretor Artístico da Lionarte e ator da Caminhada Natalina, desde o início.
 
A Caminhada Natalina 2019, tem início em dezembro e segue a temporada até Janeiro de 2020. Os agendamentos podem ser feitos através dos seguintes contatos (81) 99668-2378- Luiz Neto e (81) 99998-6272- Radaméis Moura. O grupo trabalha com o Livro de Ouro, contribuição livre que ajuda a custear as despesas operacionais da encenação.

por Luiz Pereira Neto

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.