Header Ads Widget

Como fazer o panetone perfeito: confira as dicas


Com a proximidade das festas de fim de ano, aquela vontade de comer o tradicional panetone começa a crescer, né? Apesar de ser muito fácil de encontrar em supermercados no mês de dezembro, fazer seu próprio panetone pode ser uma experiência deliciosa e gratificante, mas para alcançar o resultado perfeito é preciso seguir direitinho a receita, viu! Para deixar tudo mais fácil, o TudoGostoso selecionou dicas incríveis de como fazer o panetone perfeito. Confira:

Como fazer o panetone perfeito:

Método esponja: O método esponja é uma pré-preparação que ajuda a massa a ter o ponto correto e muita maciez. Consiste em uma mistura de fermento biológico, farinha, açúcar e água que fica em repouso de 3 a 5 horas. Essa mistura deve ficar tampada com plástico-filme para não perder umidade e deve ser adicionada à receita depois, pois faz com que o panetone fique molhadinho e tenha maior durabilidade.

Tempo é fundamental: Trabalhar com pães e massas sempre exige tempo: além de sova, as massas precisam de tempo de repouso para que possam ter a consistência correta. Por isso, respeite o tempo da receita, sem trapacear! O ideal é se programar para conseguir fazer tudo com calma e dentro do tempo, uma vez que a massa precisa repousar pelo menos 2 horas e ser sovada por 20 minutos para ganhar elasticidade.

Não pesar a massa: Todo mundo gosta de panetone bem docinho e recheado, ainda mais se for chocotone, certo? Mas preste muito atenção ao adicionar esses elementos à massa, pois eles podem pesá-la e atrapalhar na hora de assar, dificultando o crescimento; por isso é importante seguir a receita e não exagerar.

Atenção ao forno: O panetone é uma massa densa que precisa ser aquecida uniformemente para que asse por igual e completamente, por isso a temperatura ideal para assá-lo é a média: o forno médio faz com que ele asse corretamente, sem perder ou ganhar calor demais. Além disso, quando estiver assado, tenha atenção ao choque térmico, pois ele pode deixar a massa borrachuda. Por isso, quando desligar o forno, deixe a porta entreaberta por alguns minutos antes de tirar seu panetone.

Enformando: Para evitar ar e buracos dentro da massa, é importante que a massa esteja bem compacta na forma, por isso ao adicionar a mistura na forma, dê uma leve pressionada para garantir que não tenha espaço sobrando.


Recheios e coberturas: Caso queira aprimorar sua receita com recheios e coberturas especiais, aposte em recheios que podem ser feitos depois da massa pronta e que não vão prejudicar seu crescimento na hora de assar. As opções mais usadas de recheio são brigadeiro, sorvete, creme de avelã e doce de leite, mas você pode usar a criatividade e criar o sabor que quiser!

Conservando o panetone:
Os panetones podem ser deixados em temperatura ambiente por até uma semana. Mas se quiser, você pode congelar seu panetone enrolado em papel filme e, na hora de descongelar, basta deixar 3 horas fora da geladeira. Entretanto, panetones com recheios mais gordurosos devem ser mais frescos, então o ideal é não congelá-los.

App Google / Terra

Postar um comentário

0 Comentários