Header Ads Widget

São Joaquim do Monte se prepara para a 26ª Romaria do Frei Damião Evento é considerado um dos maiores encontros de romeiros do Nordeste



A cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste do Estado se prepara para sediar um dos maiores encontros de romeiros do Nordeste, na Romaria do Frei Damião que acontece entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro.

Uma vasta programação está sendo preparada para receber os romeiros que vêm de várias cidades de Pernambuco e de outros Estados nordestinos.  A maratona de celebrações começa sempre cedinho durante os festejos da Romaria. Todos os dias são recitados o Oficio da Imaculada Conceição que quase sempre é sucedido de uma celebração eucarística ou pelos cânticos das Santas Missões.  
Compõem a diversificada programação ainda confissões, terços, louvores entre muitos outros momentos de reflexão. O crescimento da Romaria foi acompanhado com investimentos na infraestrutura, nos dias atuais, adequada para receber mais de 100 mil romeiros. 

 Quando é chegado o domingo, considerado o principal dia da festa ("DIA D"), caravanas começam a lotar a cidade nas primeiras horas da manhã e vão se sucedendo, numa intensa movimentação. A economia local e regional também experimenta um considerável acréscimo, com destaque para os setores de alimentação e vendas de artigos religiosos. A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada padroeira dos romeiros, percorre as principais ruas da cidade. Durante o percurso muitas são manifestações de fé, alguns caminham descalços, outros rezam o terço, alguns apenas acenam com o chapéu de palha em sinal de agradecimento.  “A Romaria é feita pelos romeiros  e para os romeiros com esse sinal de grande manifestação de fé e carinho com nosso querido Frei Damião, que tanto amou São Joaquim e o Nordeste”, lembra Pe. Isael Torres, Coordenador do evento e Pároco local.

Ao final da procissão a missa de encerramento é realizada com cânticos festivos feitos especialmente para a romaria, o momento de meditação é sempre sobre os ensinamentos do Frei Damião. Os fogos iluminam o céu agreste e já convidam para a Romaria do ano que vem. 

Fotos:

Jonatas Daniel / ASCOM Romaria

Serviço:

XXVI Romaria do Frei Damião
Local: São Joaquim do Monte-PE
Quando: 29, 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2019

Informações:

Antônio Oliveira – Coordenador PASCOM (81) 9.9816-0939

José Batista Neto – Coordenação de Jornalismo
Funcional: (81) 9.8184-9026 - VIVO
Pessoal (81)9.9816-3870 - TIM

Postar um comentário

0 Comentários