Header Ads Widget

Vale a pena alugar imóvel mobiliado? Confira vantagens e desvantagens.




É comum que nos Estados Unidos e nos países da Europa as pessoas aluguem ou vendam imóveis mobiliados. Os proprietários, quando dispensam seus imóveis, deixam também a mobília e partem para uma nova vida, em um novo lar e com decoração tinindo. Aqui no Brasil, no entanto, não é tão comum esse tipo de desapego, mas o número de casas para alugar que já vêm com os móveis vem crescendo. Mas, afinal, qual a diferença no final do mês? Existem taxas a ser pagas? Vale a pena alugar apartamento já com as mobílias? Confira agora e tire suas dúvidas sobre alugar imóvel mobiliado.

Quais as vantagens de alugar imóvel mobiliado? Os apartamentos mobiliados são ideais para estudantes que procuram uma kitnet para alugar ou para profissionais que ainda não querem se estabelecer em uma cidade. Pode ser ideal, também, para recém-casados ou para aquelas pessoas que pretendem ficar em um imóvel temporariamente, como famílias que esperam a construção da casa própria ou executivos que estão prestes a serem transferidos, por exemplo.

Um imóvel mobiliado traz praticidade, conforto e diminui custos de mudança. Em vez de precisar transportar geladeira, fogão, cama e sofás, por exemplo, você consegue facilmente levar roupas e outros objetos em um automóvel comum. É essa a vantagem, também, para quem ainda não tem mobília e quer segurar os gastos, mas sem deixar de lado o conforto de morar em uma casa totalmente equipada com tudo o que um morador precisa.

Em épocas instáveis de oferta de trabalho, as pessoas estão muito mais dispostas a se mudar, seja por motivos profissionais, acadêmicos e até de saúde, como pessoas que precisam se deslocar até a capital para fazer um tratamento, por exemplo. Por isso, se você não tem planos de passar o resto da vida em um imóvel, alugar imóvel mobiliado pode ser uma boa e econômica ideia.

Casas e apartamentos mobiliados, em geral, já estão bem divididos e, muitas vezes, dispõem de móveis planejados, o que otimiza os espaços e torna o apartamento mais prático e funcional. A boa distribuição de móveis pela casa, além de deixar a decoração mais harmônica, também facilita o dia a dia da família.  Outro ponto favorável é a economia de mão de obra para a montagem dos móveis. É sempre necessária uma ajuda, não é mesmo?

Quais as desvantagens de alugar imóvel mobiliado? Se você já tem seus objetos pessoais e seus móveis, alugar imóvel mobiliado pode não ser indicado. Você terá que se desfazer dos seus móveis ou, então, pagar o aluguel de um galpão ou depósito para armazená-los em segurança. Isso torna a mudança ainda mais onerosa, já que sempre existem custos de contrato ou outras taxas. É importante ressaltar que, embora o imóvel não tenha uma taxa específica só por conter móveis, esse valor acaba sendo embutido no preço, já que um imóvel vazio acaba custando mais barato.

Além de ter que se desfazer dos móveis que você passou um tempo escolhendo e se esforçou para pagar, não podemos esquecer de que, na hora que sair do apartamento mobiliado, você deverá adquirir novos móveis mais uma vez! Ou seja, vira um ciclo de gastos sem fim! O estado de conservação da mobília também pode ser um aspecto negativo na hora de alugar um imóvel. Se o proprietário já tem os objetos há muito tempo e se eles não estão bem conservados, você vai precisar conviver com móveis que não o agradam enquanto estiver morando lá. É preciso lembrar, também, que o inquilino tem a responsabilidade dobrada no caso de aluguel de imóveis mobiliados, já que ele deverá cuidar dos objetos e eletrodomésticos deixados pelo proprietário.

Que cuidados devo tomar na hora do contrato? Quando optamos por alugar uma casa ou apartamento mobiliado, devemos ficar muito atentos ao momento da vistoria. Esse detalhe é importante tanto para o proprietário quanto para o inquilino, já que ninguém quer ser responsabilizado por avarias. O proprietário deverá providenciar uma lista completa com tudo o que está deixando no imóvel, como almofadas, pequenos objetos decorativos ou lustres, que podem passar despercebidos. Depois dessa lista, ambos devem preencher juntos sobre o estado de conservação de cada móvel para que não haja incômodos na hora do encerramento do contrato. Caso uma das partes faça questão de deixar registrado com mais detalhes, é possível anexar fotos no contrato para comparações futuras.

Verifique se estão claras as cláusulas que falam sobre o ressarcimento ou valor a ser pago no caso de algum dano a um item da casa. Essa é uma medida que evita que, ao deixar o imóvel, você precise dispender de mais dinheiro do que havia planejado. Além desses detalhes para o caso de imóveis mobiliados, não podemos esquecer dos outros aspectos inerentes ao aluguel de qualquer propriedade. Fique atento às cláusulas, ao tempo de contrato, ao detalhamento do estado de conservação do imóvel e das taxas inclusas no valor do aluguel. Ainda que um imóvel mobiliado atenda às suas necessidades dentro da casa, faça uma pesquisa e veja se a localização é conveniente para você e para os outros moradores, além de checar a segurança do bairro e a infraestrutura que a região oferece. Uma boa escolha depende de tempo, organização, planejamento e bastante atenção. Somente com cautela é possível evitar dores de cabeça no futuro e fazer com que sua decisão seja acertada.

Faça uma pesquisa nos bairros de seu interesse, procure os portais especializados em compra e venda de imóveis e faça uma lista do que você precisa ter perto de você, como escolas, farmácias, centros comerciais, hospitais, supermercados, entre outros. Não se esqueça, também, de estudar sobre o transporte público da região. Mesmo que você tenha carro, é possível que você precise usar o ônibus algum dia. Agora que você já sanou suas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de alugar imóvel mobiliado, sente-se pronto para começar a pesquisar seu novo lar? Quais aspectos você leva em consideração na hora de decidir por um imóvel? Deixe seu comentário!

Postar um comentário

0 Comentários