Se você acha que a Microsoft tinha tudo para ter grande participação no mercado de smartphones, saiba que você não está sozinho: em evento organizado pela empresa de ventura capital Village Global, Bill Gates declarou que o seu maior erro foi não ter transformado a companhia no que o Android é hoje.
O que Gates quis dizer é que, da mesma forma que o Windows é o sistema operacional mais usado do mundo em PCs, uma plataforma da Microsoft é que deveria ser padrão em dispositivos móveis, com óbvia exceção para os aparelhos da Apple:
Natural porque como a Microsoft tem o sistema operacional que domina o mercado de PCs, para ela seria uma questão de lógica explorar o mesmo modelo de negócio no segmento de dispositivos móveis. Mas o grande problema — e aqui talvez entre a falha de gestão mencionada por Gates — é que a Microsoft demorou para agir: por estar na zona de conforto proporcionada pelo domínio do Windows, a companhia demorou para perceber o potencial do mercado móvel.
A estratégia do Google foi rápida e focada no futuro. A companhia comprou o Android em 2005 por US$ 50 milhões. Naquela época, o sistema operacional ainda estava em fase embrionária, mas o Google já tinha grandes planos para ele. Não por acaso, o ex-CEO do Google Eric Schmidt admitiu que o Android foi adquirido com certa urgência para que a plataforma móvel da empresa se desenvolvesse antes que a Microsoft adotasse uma estratégia consistente para esse mercado. Deu certo. Quando o Windows Phone chegou, Android e iOS já eram plataformas com amplo domínio.
App Google Notícias / Tecnoblog
O maior erro de todos os tempos foi alguma falha de gestão da minha parte que fez a Microsoft não ser o que o Android é hoje. Ou seja, o Android é a plataforma padrão para celulares que não são da Apple. Era algo natural para a Microsoft conquistar.
Natural porque como a Microsoft tem o sistema operacional que domina o mercado de PCs, para ela seria uma questão de lógica explorar o mesmo modelo de negócio no segmento de dispositivos móveis. Mas o grande problema — e aqui talvez entre a falha de gestão mencionada por Gates — é que a Microsoft demorou para agir: por estar na zona de conforto proporcionada pelo domínio do Windows, a companhia demorou para perceber o potencial do mercado móvel.
A estratégia do Google foi rápida e focada no futuro. A companhia comprou o Android em 2005 por US$ 50 milhões. Naquela época, o sistema operacional ainda estava em fase embrionária, mas o Google já tinha grandes planos para ele. Não por acaso, o ex-CEO do Google Eric Schmidt admitiu que o Android foi adquirido com certa urgência para que a plataforma móvel da empresa se desenvolvesse antes que a Microsoft adotasse uma estratégia consistente para esse mercado. Deu certo. Quando o Windows Phone chegou, Android e iOS já eram plataformas com amplo domínio.
App Google Notícias / Tecnoblog
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.