Header Ads Widget

UPAE Garanhuns alerta para os riscos da automedicação


Em quase todos os lares tem sempre uma caixinha de remédios, alguns mais populares, que se compram nas farmácias sem receita, e outros mais complexos, quando é exigida receita médica, a exemplo dos antibióticos. Quando não há o consumo completo da caixa, acabam guardados juntos com os outros. Aí é que mora o perigo, grande parte da população faz uso destas medicações sem controle e responsabilidade.

A farmacêutica da UPAE Garanhuns, Danielle Leonel, alerta para o perigo da automedicação: "Toda dor ou doença tem um tratamento específico, e somente um médico pode receitar o medicamento e a dosagem a ser consumida. O perigo da automedicação é fazer com que a pessoa tome medicamentos que não resolvam o caso e que podem até piorar a situação do paciente, ainda mais em dosagens que, nos casos mais graves, podem até levar a óbito." - Afirma a profissional, que complementa. "Muitas pessoas não observam nem data de validade, comparam doenças e medicam familiares, amigos e vizinhos".

A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e o IMIP promoveram recentemente a 8ª Campanha de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, quando farmacêuticos, estudantes e residentes atenderam gratuitamente à população na Praça da Santa, no IMIP, na capital pernambucana, e esclareceram dúvidas sobre os riscos da automedicação. Uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia, através do Instituto Datafolha, constatou que a automedicação é comum na vida de 77% dos brasileiros, ou seja, quase oito em dez pessoas tomam medicação, que deveria ser prescrita, sem receita médica.

Farmácia da UPAE Garanhuns: Além de Danielle Leonel, a UPAE Garanhuns também conta com outra farmacêutica, Maryanne Monteiro, e a equipe de auxiliares de farmácia: Magda Ferreira, Jonas Monteiro, Mikael Cristiano, Daniel Maciel e Lillyan Kellen. A farmácia da UPAE é exclusiva para dispensação de medicamentos e demais materiais hospitalares para todos os setores da unidade, a exemplo de exames, enfermaria e bloco cirúrgico.

Postar um comentário

0 Comentários