Header Ads Widget

Quais as causas da infertilidade masculina?



As principais causas da infertilidade masculina estão relacionadas à baixa ou inadequada produção de espermatozoides. Isso pode ocorrer por alterações hormonais, infecções ou doenças comumente associadas ao problema, como a varicocele, nome dado ao conjunto de veias dilatadas na região dos testículos que aumentam sua temperatura, prejudicando a produção de espermatozoides. A infertilidade afeta entre 50 e 80 milhões de pessoas, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Para diagnosticar as causas da infertilidade masculina é realizado um exame clínico e um exame de análise de espermatozoides chamado espermograma. Ele fornece informações sobre o estado das glândulas acessórias como a próstata e vesículas seminais e, quando realizado juntamente com o Processamento Seminal Prognóstico e o Teste de Fragmentação do DNA Espermático, permite ao médico analisar informações sobre a movimentação e a quantidade de espermatozoides produzidos. Uma grande contagem dessas células com aparência e movimentação natural sugere fertilidade. 

Doenças que são algumas das causas da infertilidade masculina:

 
Varicocele: Uma das causas da infertilidade masculina mais frequente. O diagnóstico é realizado por meio de um exame físico e o tratamento é feito por meio de cirurgia para retirar os vasos sanguíneos aumentados. O procedimento é simples e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Infecções: Identificadas no aparelho reprodutor masculino, elas afetam principalmente os testículos, prejudicando a qualidade de espermatozoides e a produção de sêmen. O tratamento é feito com antibióticos, dado ao fato de as infecções serem geralmente causadas por bactérias. Em alguns casos, a mulher também poderá ter que realizar o tratamento.

Criptorquidia:
Ocorre quando, antes do nascimento, os testículos não descem para a bolsa escrotal. Essa condição pode se corrigir naturalmente no primeiro ano de vida ou é recomendada a cirurgia até os dois anos de idade.

Outras causas da infertilidade masculina podem ser provenientes de fatores externos, como hábitos alimentares, uso de anabolizantes, uso excessivo de álcool, tabagismo, estresse e medicamentos. O histórico médico também é relevante para quem quer ter um filho, pois algumas doenças que o homem sofreu na infância podem ser uma das causas da infertilidade masculina, como a caxumba, por exemplo.  Alguns homens também apresentam problemas na ejaculação, o que faz com que o sêmen não consiga chegar ao corpo da mulher. O tratamento para favorecer a saída do esperma é o uso de medicamentos recomendados pelo especialista.

Como evitar a infertilidade: Podem haver inúmeras causas da infertilidade masculina, por isso é recomendado ir ao médico com frequência e acompanhar através de exames o funcionamento do organismo, principalmente se está tentando engravidar.
Uma rotina saudável é primordial para assegurar que os hormônios estejam sendo produzidos da melhor forma. Uma dieta balanceada acompanhada de uma rotina de exercícios físicos contribui para o bom funcionamento do sistema reprodutor.

Ingerir bastante água e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas diminui o risco de haver alteração na produção dos espermatozoides. As causas da infertilidade masculina podem apresentar efeitos na saúde, mas também podem ser evitadas com algumas mudanças e adequações (variando de caso a caso).

Postar um comentário

0 Comentários