Header Ads Widget

Xiaomi volta ao Brasil em março; saiba o que esperar de preços


Uma das estreias mais esperadas pelos fãs de celulares foi anunciada na segunda-feira, 19, aqui no Olhar Digital: a volta da chinesa Xiaomi ao Brasil. Dessa vez, entretanto, a empresa vem para o país pelas mãos da DL Eletrônicos, que será sua representante oficial por aqui. Um dos motivos para o estabelecimento da parceria foi justamente a grande demanda pelos aparelhos da marca no país. “Esse processo vem sendo negociado já há algum tempo e uniu o interesse das duas empresas”, explica Luciano Neto, gerente de produto da DL Eletrônicos. “Conhecemos a qualidade dos produtos da Xiaomi e sabemos da demanda por eles no mercado nacional. Como temos o canal de distribuição, decidimos apostar nessa parceria. Inicialmente, a empresa vai vender dois modelos de smartphone para os brasileiros: o Pocophone F1 e o Redmi Note 6 Pro. 

Os aparelhos vão estar disponíveis, neste primeiro momento, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste a partir do início de março. Neto conta que a expansão dessa abrangência vai depender da reação do mercado. Ainda não foi divulgado um planejamento de quais dispositivos podem seguir esses dois smartphones (a Xiaomi tem uma linha de produtos bastante diversa, que vai muito além dos celulares), mas já foram encontrados registros de homologação do Mi 6X — o que pode indicar que ele talvez seja o próximo modelo a chegar ao país. A Xiaomi já esteve presente no Brasil, com estratégia própria, e acabou deixando o país pouco tempo depois. Neto explica que, desta vez, o plano é da DL Eletrônicos — e, sem dar detalhes, garante que o formato é diferente. 

E como ter certeza de que não vai haver uma desistência antes mesmo de o processo se efetivar (como já aconteceu com a Oppo, no fim do ano passado)? “Temos um documento público que comprova a homologação da parceria pela Anatel”, esclarece Neto. “A DL Eletrônicos tem a autorização oficial da Xiaomi.” O que esperar de preço? Os smartphones da Xiaomi são conhecidos pelos consumidores brasileiros por oferecerem qualidade a preço justo quando importados. A DL Eletrônicos ainda não estabeleceu o preço de venda dos modelos por aqui nesse formato oficial, mas já adianta que não há certeza de que vai conseguir oferecer os dispositivos por valores semelhantes aos encontrados, por exemplo, no Mercado Livre. 

“Estamos fazendo o processo de importação dentro das normas legais. Com isso, vão incidir todos os impostos cobrados no país. Vamos adotar a menor margem possível, mas não podemos garantir que teremos um preço equivalente ao dos canais não oficiais.” E os aparelhos? Os aparelhos foram escolhidos a partir de pesquisas da DL Eletrônicos para encontrar as melhores alternativas para o mercado nacional. “Partimos da configuração de 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. A ideia é oferecer opções com vida útil adequada para que o usuário não tenha de trocar de dispositivo toda hora.” A venda vai ocorrer, em um primeiro momento, em lojas físicas e os lotes serão pequenos. Neto diz que muitos brasileiros ainda não conhecem os produtos da marca e que a operação primeiro tem de superar essa etapa. 

Mesmo assim, aposta em uma demanda maior do que a oferta — apesar de não ter informações oficiais em relação à quantidade de aparelhos disponíveis para venda nem de outros modelos que devem ser trazidos ainda neste ano. Segundo ele, o fato de a DL Eletrônicos ser a distribuidora oficial da Xiaomi no Brasil dá algumas garantias ao consumidor. “Todos os aparelhos serão genuínos e estarão em conformidade com a legislação brasileira — ou seja, serão homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) —, terão carregador com padrão nacional e passarão por adequações para o público local”, explica. Além disso, os celulares terão garantia oficial de 1 ano (e, segundo Neto, a certeza de que haverá peças de reposição) e central de atendimento 0800. Neto conta que a equipe foi reforçada com especialistas no produto, mas não informa quantos novos profissionais foram contratados. 

App Google Notícias

Postar um comentário

0 Comentários