Header Ads Widget

Por que o Centro de Criação Galpão das Artes vai lançar um livro?


O livro O BARREIRO ENCANTADO é um resultado de 10 (dez) anos de um PROJETO DE ARTE EDUCAÇÃO que atende crianças com déficit de aprendizagem, dificuldades na escrita e leitura que estão matriculadas no ensino regular da rede municipal de ensino de Limoeiro. É notório que os índices que tangem o acesso à leitura apresentam-se AINDA insuficientes para o processo de idade e série. No mais, associando leitura a confecção de brinquedos populares é o eixo que alicerça o referido PROJETO.

Aos sábados este coletivo de crianças se aproxima desta temática objetivando estimular a leitura através da contação de história na forma teatralizada, tendo em vista que o cerne da instituição cultural (Centro de Criação Galpão das Artes) é o segmento das ARTES CÊNICAS. Agora em dezembro de 2018 a casa celebra DEZOITO ANOS que abriu suas portas. E o TEATRO dialoga com as questões voltadas ao patrimônio e a literatura conferindo-a as titularidades de PONTINHO DE CULTURA E PONTO DE MEMÓRIA pelo MINC e IBRAM através de edital e processo seletivo nos anos de 2008 e 2013 respectivamente.

E O QUE É O BARREIRO ENCANTADO (LIVRO)

Em si o BARREIRO ENCANTADO é uma obra pensada para estimular a leitura que trata do poder transformador de um barreiro. O barreiro tem um encantamento. Dizem os antigos que quem atravessa mergulhando de uma margem para outra se TRANSFORMA. Só não se SABE o que possui ESSAS águas. Mas, que a TRANSFORMAÇÃO acontece. O livro possui ilustrações da artista plástica Rosélis Alves (limoeirense) que propõe pintura dos desenhos criados por ela. E ainda também reservou um espaço na última página para criançada criar seu próprio desenho. O livro é recomendado para criançada da faixa etária entre 06 a 08 anos de idade.

SINOPSE

A história gira em torno do personagem Orestes e o barreiro do lugar onde vive.  Existe um mistério que envolve as águas que encantam pela força transformadora de quem atravessa o tal barreiro.

LANÇAMENTO:

10 DE OUTUBRO - QUARTA-FEIRA - CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES

09 H DA MANHÃ - PRIMEIRO HORÁRIO (PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DO PROJETO ARTE EDUCAÇÃO E PROGRAMA AABB COMUNIDADE). Durante a solenidade, um grupo de dança do PROGRAMA AABB COMUNIDADE fará uma apresentação.

15 H DA TARDE - SEGUNDO HORÁRIO (PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DA OBRA SOCIAL SANTA IZABEL E DO PROGRAMA AABB COMUNIDADE). No horário também da tarde da solenidade, um grupo de dança do PROGRAMA AABB COMUNIDADE fará uma apresentação.

20 H DA NOITE - TERCEIRO HORÁRIO (PÚBLICO ALVO: EDUCADORES, BIBLIOTECÁRIOS, CONTADORES DE HISTÓRIAS, GESTORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA, ARTISTAS E PÚBLICO EM GERAL). Na ocasião, o Coral de crianças do Programa AABB Comunidade se apresentará animando a noite. E uma RODA DE DIÁLOGO APRESENTARÁ A OBRA COM A PRESENÇA DO AUTOR (Fábio André), A ILUSTRADORA (Rosélis Alves, artista plástica) e Maria José de Barros ( prefacista da obra, poetisa e escritora, além de professora de português e literatura ) .

O LIVRO CUSTARÁ R$ 20,00 (vinte e reais)

CONTATO:
Fábio André de Andrade Silva, autor da obra O BARREIRO ENCANTADO e atual presidente do Centro de Criação Galpão das Artes em Limoeiro. Limoeirense, professor de ARTE, pedagogo, diretor de teatro e produtor cultural. Fone: 81.99739.6207 – TIM. O Centro de Criação Galpão das Artes fica localizado à rua Vigário Joaquim Pinto, nº465, no centro de Limoeiro-PE.


Postar um comentário

0 Comentários