Propaganda

Últimas Notícias

Eclipse lunar mais longo do século acontece nesta sexta-feira (27)



Nesta sexta-feira (27-jul) ocorre o eclipse total da Lua. De acordo com especialistas a visualização inicial será possível às 17h30. No fenômeno astronômico, a Terra ficará entre a Lua e o Sol. Tal alinhamento fará com que a sombra do planeta encubra a superfície lunar, que deverá nascer cheia e com aspecto avermelhado. A coloração do satélite pode variar conforme o local do espectador, visto que a incidência de nuvens e poluição atmosférica influencia. O eclipse poderá ser acompanhado a olho nu, sem necessidade de instrumentos. Os lugares ideais para ver o fenômeno são os com maior horizonte possível, sem prédios e morros nas proximidades como o litoral. 

A capital que vai assistir ao eclipse por mais tempo é Recife (PE). Quanto mais a Leste o observador estiver, melhor será para acompanhar o fenômeno. A Lua gradualmente ficará iluminada, retomando sua cor tradicional, em processo que passará por um eclipse parcial e desembocará na iluminação totalmente livre de sobreposições. Quem desejar poderá assistir ao vivo pela internet com diversos sites transmitindo ao vivo. Com relação aso cuidados não será necessário se preocupar com a proteção dos olhos, pois ao contrário dos eclipses solares, os eclipses lunares não oferecem riscos à saúde dos olhos. Não há problema nenhum em olhar diretamente para a Lua, e equipamentos como binóculos, lunetas e telescópios podem deixar a observação ainda mais interessante.

Adaptado do Portal Darmc

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.