Header Ads Widget

Pernambuco tem mais 9 mil atendimentos gratuitos, na 25ª Ação Global




Mesmo com a situação atípica das rodovias brasileiras, consequência da paralisação dos caminhoneiros pelos altos preços dos combustíveis nos postos, a equipe de colaboradores do Sesi fez acontecer a 25ª Ação Global, na cidade de Caruaru, Agreste do Estado. 
Um mutirão de solidariedade uniu forças e coragem e colocou estandes com serviços gratuitos para a população do município e arredores. "Mesmo com a ausência de alguns parceiros, chegamos a mais de nove mil atendimentos e quase 3.100 pessoas beneficiadas. Serviços como a solicitação de segunda via de RG e Carteira Profissional terão uma nova data para serem oferecidos à população, provavelmente quando a situação da greve se normalizar", diz Vera Thomas, coordenadora do evento em Pernambuco. Com o tema "Educando para Transformar", essa edição inovou ao trazer ações diferenciadas de educação. Somente no aulão promovido pela primeira vez numa Ação Global, foram 600 participantes. Alunos como Eduarda Cavalcanti, 17 anos, aluna do Sesi Caruaru, "que afirmou estar muito satisfeita em poder atualizar o que estudou nos últimos meses gratuitamente, com conteúdo atualizado".

A metodologia Nova EJA (Educação para Jovens e Adultos) também estava com inscrições abertas no local. Foram cem vagas gratuitas para quem deseja dar uma guinada nos estudos e cursar o ensino médio com o profissionalizante do Senai, sendo 80% das aulas online e 20% presenciais, para cada um estudar ao seu tempo. Outras novidades foram o circuito "Futuro Profissional", com palestras sobre mercado de trabalho, teste vocacional e orientação e impressão de currículo, demonstração de robótica aplicada com alunos do Serviço Social da Indústria, e que serve como base para o Torneio de Robótica First Lego League, jogadas de xadrez no tabuleiro de tamanho convencional e até em tabuleiro gigante.

Para o superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões, a Ação Global foi prova de que a equipe do Sesi está engajada em melhorar a vida do trabalhador da indústria e seus familiares. "Unimos forças para estar aqui, promovendo ações em benefício da população do Agreste. Este tema foi importantíssimo para disseminar que sem educação, não conseguimos avançar para uma sociedade melhor e mais igualitária, por exemplo, na escolha de representantes que façam valer estar à frente das diversas esferas governamentais", disse.


Aferição de pressão e glicose, orientação e teste rápido de hepatite B e C, odontologia, pediatria, prevenção de mama e próstata e muitos outros exames de saúde estavam disponíveis. "Faço exame a cada seis meses porque tenho um nódulo em cada mama, que precisam de acompanhamento. Ter esse exame gratuito, aqui perto de casa, foi um grande presente do Sesi, já que tenho uma confecção e filhos gêmeos, e tudo é muito corrido", disse Ângela Maria Soares, 41 anos, que ainda aferiu a pressão arterial e glicose. Jane foi outra que não perdeu tempo e correu para atualizar o exame importante. "A gente vai adiando, mas hoje tirei o dia para cuidar de mim", comemorou.  O evento ainda trouxe opções de cuidados com a beleza, corte de cabelo e um super aulão de dança, com muita diversão para os participantes.

Postar um comentário

0 Comentários