Header Ads Widget

Exército chega ao Porto de Suape para garantir liberação de caminhões com combustível


O Exército Brasileiro chegou ao Porto de Suape, no Grande Recife, às 15h15 deste sábado (26), para viabilizar a liberação de caminhões-tanque com combustível para o Aeroporto do Recife. Os veículos foram impedidos de sair do local por conta do protesto dos caminhoneiros, que chega ao 6º dia, provocando desde cancelamento de voos no Aeroporto do Recife à redução pela metade da frota de ônibus em circulação na Região Metropolitana. Apesar de a Justiça Federal ter emitido uma liminar garantindo o fornecimento de combustível ao Aeroporto do Recife, 10 caminhões-tanque com querosene de aviação permanecem no local desde quarta (23). 

A empresa transportadora disse não ter motoristas para fazer o transporte, pois caminhoneiros se recusaram a dirigir os veículos. A utilização de forças armadas no desbloqueio das rodovias foi autorizada por decreto publicado no Diário Oficial da União da sexta (25). De acordo com o porta-voz do Comando Militar do Nordeste (CMN), Coronel Marcos Antônio, o Exército colocou seu efetivo à disposição para ações de logística e segurança de comboios em atendimento a uma solicitação feita pelo governo de Pernambuco, mas o número de soldados e viaturas utilizados no serviço não foi informado.


Por meio de nota, o CMN informou que passa a atuar no estado coordenando ações com as forças de segurança federais e estaduais, buscando reestabelecer itens básicos, como combustível, alimentos e medicamentos, além na normatização dos transportes públicos, sem a geração de conflitos. Segundo o Exército, a ação acontece após o exaustiva tentativa de negociação para o fim da crise e visando a prevalência do bem-estar social sobre os interesses pontuais de categorias.


App Google/G1

Postar um comentário

0 Comentários