Últimas Notícias

Apagão pega Limoeirenses de surpresa na tarde desta quarta-feira



A tarde desta quarta-feira (21) foi marcada por um apagão que pegou os nordestinos de surpresa, deixando todos preocupados e fechando portas mais cedo. Assim como na maioria das cidades nordestina, aqui em Limoeiro não diferente, pois a princípio a população local achava tratar-se de um apagão apenas na cidade, mas quando ligaram o Rádio na Rádio Jornal Recife obtiveram a notícia de que o apagão havia sido muito mais sério do que eles pensavam, pois ultrapassou as fronteiras da cidade, do estado e da região que residem. O apagão afetou os estados do Piauí, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de afetar outros estados na região norte. O problema aconteceu por volta das 15h e como achava-se que seria contornado rapidamente pela CELPE (empresa pernambucana responsável pela energia elétrica) a população limoeirense nem havia ficado muito preocupada, pois achava tratar-se de mais uma queda de energia rotineira, mas quando o relógio foi batendo as 16 horas e sol já se posto, os comerciantes começaram a ficar preocupados e já foram logo fechando o comercio com medo de assaltos, já que a cidade está sofrendo de uma série de assaltos a comércios e nessa hora a segurança falou mais forte.

Ao dar 16 horas e 30 minutos muitas lojas já estavam fechadas e funcionários saindo para suas casas as presas com medo do que poderia acontecer antes de chegar em casa com toda aquela escuridão. O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife. Para alguns comerciantes de comidas em especial supermercados e restaurantes a preocupação era ainda maior, pois sem energia a perca de produtos seria inevitável, mas para a alegria geral da nação a energia foi reestabelecida por voltas das 17 horas e 40 minutos e quando a mesma chegou muitas pessoas saíram de suas casas para comemorar. Alguns comerciantes locais que estava com luzes de led acessas por meio de bateria não fecharam suas portas e quando a energia voltou continuaram abertos e a todo vapor como foi caso da farmácia Pague Menos da Avenida Severino Pinheiro. Segundo informações o problema foi causado por uma perturbação no SIN o que ocasionou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas. Algumas de nossas fontes partiram do Operador Nacional do Sistema Elétrico que manteve a população informada durante todo o tempo. Segundo informações preliminares o causador do problema foi uma falha no disjuntor da subestação de Xingu e tal falha pode ter causado apagão. Conte para nossa reportagem se sua localidade ainda sofre com a falta de energia elétrica.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.