Header Ads Widget

Goodyear prepara novos pneus otimizados para carros elétricos



Os veículos elétricos e autônomos estão na moda. As pessoas olham para estes veículos como a alternativa que lhes fará poupar muito dinheiro, além da vertente ecológica, mas é na poupança que está o ponto mais importante e sedutor. Poucos são os que têm perguntado se os pneus não têm de evoluir também, visto haver agora novas expectativas e, acima de tudo, novos requisitos. A Goodyear está já a pensar nisso e sabe o caminho que tem de seguir. Como vimos recentemente, um Tesla Model S percorreu 1078 km apenas com uma carga. O CEO da empresa que construiu este veículo referiu, num tweet, que com pneus adequados este modelo conseguiria ultrapassar os 1000 km com uma única carga.

Pois bem, se o conceito de condução está a mudar, se com os carros autónomos o condutor será cada vez mais secundário, quem irá verificar se os pneus estão em condições? Quem irá verificar o desgaste, a pressão, o estado das telas, a temperatura… todos estes aspetos que normalmente são verificados pelo condutor?Sim, na verdade, alguns dados hoje já são captados pelos sensores do veículo, mas há muito sobre o pneu que não é tido em conta na monitorização dos sensores. É preciso muito mais da parte do próprio pneu.

As empresas fabricantes de pneumáticos estão já a trabalhar numa solução de futuro, uma nova geração de pneus. Entre elas está a Goodyear que já confirmou o desenvolvimento de uma nova geração de componentes, pensados tanto para veículos elétricos como para veículos autônomos. No caso dos elétricos, os desafios são mais simples. Maior eficiência e também menor ruído no rolamento. Isto porque, enquanto num carro convencional o ruído do rolamento torna-se protagonista a partir dos 30 km/h, num elétrico faz isso já desde os 15 km/h, algo que representa um desafio para os designers e que se espera estar resolvido com esta nova geração.


Postar um comentário

0 Comentários