Propaganda

Últimas Notícias

Véspera de São João com muitas fogueiras, fogos e comidas tipicas em Limoeiro



A véspera de São João foi comemorada em Limoeiro com muitas fogueiras nas ruas da cidade. A Rua da Alegria, uma das mais enfeitadas teve diversas fogueiras, mas isso não se restringiu apenas a ela, pois a tradição das fogueiras de São joão ganhou outros bairros da Princesa do Capibaribe. Os moradores logo cedo começaram a montar logo cedo suas fogueiras e isso envolvia muita mais que apenas uma amontoado de madeiras pegando fogo. Essa tradição é antiga e vinha de outros povos que rendia graças do Deus June e anos depois foi incorporada ao catolicismo onde os Santos Juninos ficaram responsáveis pelas fogueiras. Essa tradição que passa de geração em geração começa com um avó que passa para um pai e vai para um filho e é levado de geração a geração. Muitas crianças foram as ruas ajudar seus pais a fazer a fogueira que a noite acende os corações. 

Para muitas meninas o dia de ontem foi de ajudar as mães a fazer as gostosuras desta época junina.  No cardápio a famosa Pamonha, canjica, bolo de milho, pé de moleque, enfim todos todas as gostosuras deste mês preferido dos nordestinos. Quando bateu por volta das 18 horas já era notório o cheiro das comidas tipicas ao transbordar rua a fora. As crianças trocadas de roupas e ansiosas por soltarem seus fogos e falando nele,as barracas estavam lotadas de gentes comprando os mais diversos para soltar na noite de São João que é a mais tradicional de todas para se soltar os foguetos juninos. Em muitas casas um som ligado tocando musicas de Luiz Gonzaga ou cantores nordestino, afinal nordestino que se prese preserva sua cultura na noite mais importante do ano para os que vivem nesta região do Brasil. Essa festividade que começou no dia de Santo Antônio (12/06) se estenderá até o dia de São Pedro (28/06) e até lá os Limoeirenses vão poder apreciar a boa culinária e o melhor dos ritmos desta festividade.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.