Header Ads Widget

Secretaria de Trânsito realiza ações do Maio Amarelo nas escolas Otaviano Basílio e Antônio Vilaça



A Secretaria de Trânsito realizou na manhã de hoje (16), mais duas ações do Maio Amarelo, nas escolas Otaviano Basílio e Antônio Vilaça, repassando informações que as crianças devem saber sobre o trânsito, com palestras ministradas pelos integrantes da Operação Lei Seca (OLS). Um dos integrantes da OLS, Alexandre Pereira, destacou o intuito desses eventos: “A palestra tem um caráter de conscientização, porque hoje, nosso país é muito carente em educação de trânsito. Esse trabalho não é feito apenas em escolas, mas, também, em vias, parques, empresas e faculdades”, pontuou.

Para a coordenadora da OLS, Kadilane Nascimento, é fundamental o papel das crianças neste aspecto: “É importante esse trabalho voltado para as crianças, pois elas fiscalizam os seus pais, se eles estão obedecendo as leis de trânsito”, enfatizou. A diretora do colégio Otaviano Basílio, Janicleide Amorim, também ressaltou o valor da discussão sobre este tema: “A Operação Lei Seca é muito importante para a nossa escola, pois estamos conscientizando nossos alunos sobre transporte, sobre os pedestres, para que eles fiquem mais atentos, pois eles serão nossos futuros motoristas”, frisou.

Já na escola Antônio Vilaça, além da palestra do Maio Amarelo, houve a distribuição de brinquedos produzidos com materiais recicláveis, doados pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). A coordenadora acadêmica do polo UNOPAR de Carpina, Daniele Nascimento, comentou sobre essa parceria com o colégio: “Os alunos do curso de Licenciatura em Educação Física confeccionaram esses brinquedos, no intuito de mostrar que o material reciclável, se for jogado na rua, também pode causar acidentes de trânsito. Além disso, essa ação também faz o resgate de brinquedos antigos, pois temos bola de gude, carrinhos de rolimã, ou seja, os brinquedos artesanais”, enfatizou.

E a apoiadora pedagógica do colégio Antônio Vilaça, Adriana Catarina, destacou o projeto Escola no Trânsito, que está sendo feito na instituição e foi estimulado através do Maio Amarelo: “Vendo a proposta do Maio Amarelo, fizemos esse projeto para que as crianças não corram nos corredores, para que elas não se machuquem com quedas, pancadas. Criamos regras, onde colocamos nos corredores cartazes de alerta, e isso ajuda os alunos a crescerem como cidadãos. Também criamos o Recreio Monitorado, com jogos que desenvolvem a capacidade cognitiva das crianças, no intuito de que eles levem para o seu cotidiano tudo o que aprendam aqui”, finalizou.


Fotos: Eduarda Santana

Postar um comentário

0 Comentários