Header Ads Widget

River Shopping inaugura a primeira Estação de Tratamento de Esgotos da região



Nesta quinta-feira (18), o River Shopping, em Petrolina, inaugura sua Estação de Tratamento de Esgotos - ETE, o projeto é pioneiro em toda a região do Vale do São Francisco. 100% do esgoto lançado pelo Shopping (leia-se lojas, banheiros, praça de alimentação e outras localidades do mall) será tratado, eliminando o impacto da emissão de dejetos no meio ambiente. Toda água utilizada no shopping, passa por tratamento onde são tratados cerca de 133,44m³ de esgoto por dia. O volume total tratado, será reutilizado no próprio empreendimento nas descargas sanitárias e irrigação dos jardins, gerando uma redução de custos e significativa economia de água. O excedente desta água, após o tratamento, retorna às águas do Rio São Francisco. O Diretor da Mais Valor, administradora do shopping,  Vandeir Boch, afirma que o empreendimento entende que um projeto de gestão de recursos hídricos é uma ferramenta vital para dar segurança ao abastecimento de água do complexo, minimizar os impactos ambientais e também reduzir custos operacionais.

“O tratamento de esgoto é uma medida urgente e necessária, visto a preocupação ambiental, o Rio São Francisco está com o nível muito baixo, cerca de 16% da sua capacidade”, ressalta o Superintendente do River Shopping, Welton Carvalho. A estimativa anual de reaproveitamento é de 48.038m³/ano. O maior impacto dessas ações é a redução do consumo de água tratada, visto que passamos a consumir menos água do fornecimento público. Além, de tratar todo esgoto gerado pelo shopping. Welton destaca que a motivação para o projeto é ambiental e também econômica.

“Na maioria das vezes desejamos fazer ações sustentáveis apropriadas, mas não conseguimos viabilizar financeiramente. Com o apoio e investimento dos empreendedores conseguimos atender as duas coisas”, conta. O Superintendente do centro de compras já adianta novas ações que estão previstas como a reutilização dos resíduos produzidos no processo de tratamento da água, rico em nutrientes, serão aproveitados na manutenção de hortas com produtos orgânicos. E para projetos futuros, o River Shopping  pretende buscar pelo Selo Verde - Certificado para as empresas comprometidas com a questão ambiental.

Com esse foco, o River Shopping, desde 2012, realiza o Colaborando - Programa de Sustentabilidade – que implantou uma série de ações socioambientais que envolvem os clientes, os lojistas e os prestadores de serviço do shopping. E assim, criaram novos hábitos e despertaram a conscientização para a preservação do meio ambiente.  O Colaborando vem sempre estimulando atitudes sustentáveis através de práticas simples. Foram instalados coletores específicos para o descarte de pilhas, baterias e celulares e outro para jornais e revistas; Na Praça de Alimentação, por exemplo,  possui amassadores de latinhas, onde o próprio cliente pode fazer a separação, o que facilita a coleta e reciclagem. O material é destinado a instituições parceiras que fazem a reciclagem, reaproveitamento ou reprocessamento do material.

Outra ação de impacto, é a coleta do óleo de cozinha utilizado pelas lojas da Praça de Alimentação. Em parceria firmada com o Instituto GASH – Grupo de Apoio Social e Humanitário de Juazeiro, uma equipe recolhe o óleo uma vez por semana. Ele é transformado em sabão e comercializado a preço simbólico para a comunidade carente. A renda é revertida para a manutenção do Instituto e ações de apoio à comunidade.


O River Shopping vem se destacando como pioneiro entre os grandes empreendimentos locais com a ETE. Após este marco, além das ações de apelo de responsabilidade ambiental e social, o centro de compras já vem mantendo contato com as entidades públicas e privadas para atrair parceiros tais como, Prefeituras, escolas, universidades  e a imprensa. O objetivo é despertar o comprometimento de todos  sobre a importância de novas atitudes para a preservação do meio ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários