Header Ads Widget

Confira alguns benefícios do alho para a saúde

Foto internet


Desde a antiguidade, o alho é considerado um dos melhores condimentos na gastronomia devido ao seu sabor particular, já que cai muito bem com várias receitas. Além disso, o alho também é famoso graças às suas propriedades medicinais, favorecendo a saúde de diferentes maneiras. Nos últimos anos, as pesquisas se concentraram em estudar os benefícios do alho para a saúde e foi descoberto que este alimento é mais saudável e útil do que podemos imaginar. Por que o alho é bom para a saúde? Por ser um ingrediente econômico, é possível tê-lo sempre à mão. Vale a pena conhecer seus benefícios para utilizá-lo sempre em nossa dieta. O alho cru tem propriedades antissépticas, fungicidas, bactericidas e depurativas, devido a um composto chamado alicina, que é o que atua contra milhares de vírus e bactérias. O alho também é antioxidante, fortalece o sistema imunológico e também é responsável por manter o sistema cardiovascular saudável. Como se beneficiar do alho cru?

Antibiótico natural: O alho é um dos antibióticos mais poderosos que podemos encontrar na natureza. Foi constatado que ele é muito eficaz no combate de microrganismos e também possui propriedades antiparasitárias que combatem parasitas da classe da tênia (solitária). Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Wright State, as propriedades antibióticas do alho são tão potentes quanto à penicilina.

Melhora a circulação: O alho ajuda a reduzir o colesterol ruim e evita que a gordura grude nas paredes arteriais. Deste modo, o alho promove a boa circulação e evita obstruções arteriais (arteriosclerose), que é uma das principais causas de infartos e derrames cerebrais. Além de purificar o sangue e também reduzir a hipertensão.

Rins e bexiga: Consumir um alho cru diariamente ajuda a prevenir e tratar a maioria dos problemas relacionados com os rins e a bexiga.

Anticancerígeno: Várias pesquisas afirmam que o alho tem propriedades anticancerígenas capazes de bloquear a formação de potentes carcinógenos, como a nitrosamina, que é produzida durante o processo de digestão de alguns alimentos. Nesses estudos, foi constatado que as pessoas que consomem pelo menos um alho cru todos os dias, têm somente 50% de risco de adquirir câncer no estômago e dois terços de chance de desenvolver câncer colorretal.


Fortalece o sistema imunológico: O alho fortalece o sistema imunológico e eleva as defesas do organismo devido as suas propriedades antivirais e bactericidas. Sendo assim, o alho mantém as infecções respiratórias, resfriados e gripes bem longe.

Pele saudável: O alho possui propriedades antioxidantes que ajudam a reparar os tecidos da pele, mantendo-a com aspecto jovial. Uma máscara de alho é ideal para regenerar e suavizar a pele, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Rico em vitaminas: Finalmente, o alho é um alimento rico em vitaminas A, B1, B2 e C. É excelente no combate à anemia, controle da obesidade, depuração do fígado, também melhora o sistema nervoso e estimula a digestão.

Como consumir o alho para obter seus benefícios? Como foi mencionado, o ideal é consumir o alho cru, para o organismo aproveitar 100% dos seus benefícios. Mesmo que a forma mais comum de consumir alho seja cozida em diferentes receitas, devemos levar em conta que desta forma o alho pode perder até 90% de suas propriedades. Existe também a opção de consumi-lo através de cápsulas, extratos ou pastas de alho, que conservam grande parte de seus conteúdos essenciais. Em todo caso, os especialistas recomendam consumi-lo cru, pois além de ser mais efetivo, é mais econômico. Muitos não gostam de consumir o alho cru, seja pelo sabor ou pelo mau hálito que costuma deixar na boca. No caso do mau hálito é possível combatê-lo mastigando folhas de salsa, menta fresco, aipo ou qualquer outra folha verde, rica em clorofila. Depois de mastigá-las, o ideal é usar enxaguante bucal com água e algumas gotas de limão.

Via Dica da Maria em: https://dicadamaria.net/post-7454/

Postar um comentário

0 Comentários