Header Ads Widget

Cerveja dá barriga? Veja mitos e verdades sobre a bebida mais antiga do mundo



Bebida queridinha dos brasileiros, a cerveja também é a mais antiga e consumida do mundo. Por ser bastante popular, está sempre envolvida em mitos que confundem o consumidor. Um dos mais comuns é de que ela tem que ser servida estupidamente gelada. No Brasil, esse costume é difundido porque a american larger, a mais comum entre os brasileiros, é ideal quando servida em temperaturas mais baixas. Porém, cada estilo possui suas especificidades na hora de ser consumida e, em alguns casos, quando muito gelada, o líquido acaba adormecendo as papilas gustativas e impedindo uma maior apreciação do sabor. O especialista no assunto Eduardo Farias, um dos nomes à frente da cervejaria artesanal DeBron Bier, deu dicas sobre outros mitos e verdades para tirar todas as dúvidas e acertar na mesa do bar.

Cerveja dá barriga?

Mito. A cerveja é uma bebida de baixa caloria, mas o risco está nos acompanhamentos. Isso porque, muitas vezes, seu consumo vem associado a frituras e tira gostos bem gordurosos. Além disso, o segredo também é a moderação. Alimentos como o iogurte, por exemplo, possuem um maior valor calórico, a diferença é que, normalmente, não se consome cinco iogurtes de uma vez. Aí que vem a importância do consumo moderado.

Cerveja com espuma é ruim?

Mito.  A espuma é muito importante para a cerveja, pois isola o líquido, evitando a oxidação e mantendo a temperatura, além de permitir uma maior apreciação, exalando o aroma e preservando o sabor. Existem cervejas com pouco ou nenhum colarinho, mas a maioria oferece uma densa espuma e dois dedos é o ideal para preservar os benefícios.

Chope e cerveja é a mesma coisa?

Verdade. A diferença é que a cerveja passa por um processo de pasteurização, um tratamento térmico, para dar um prazo de validade maior ao produto. Enquanto o chope tem uma sobrevida menor. Fora o processo de pasteurização, as duas bebidas são elaboradas do mesmo jeito.

Cerveja é mais saudável do que bebidas destiladas?

Verdade. A cerveja é fabricada através de um processo de fermentação com produtos naturais como grãos de cevada (e outros cereais) maltados, lúpulo, água e levedura (fermento) que possuem antioxidantes, vitaminas e minerais.  Além disso, a bebida possui menor teor alcoólico do que o whisky e a cachaça, por exemplo.

Existe copo específico para cada estilo de cerveja?


Verdade. Cada estilo de cerveja possui um aroma e um sabor diferente que pedem um copo ou uma taça específica. Copos com a boca maior são ideais para cervejas mais aromáticas, já os mais fechados para cervejas que tem menos cheiro para ser apreciado. Tomar em um copo adequado amplia a experiência do consumidor e valoriza ainda mais a bebida. 

Postar um comentário

0 Comentários