Últimas Notícias

Cremepe promove encontro no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos‏



Para comemorar o Dia Mundial dos Cuidados paliativos a Câmara Temática de Cuidados Paliativos do Cremepe promoverá no próximo dia 08/10 um encontro com o tema da campanha nacional de cuidados paliativos: “Vivento e morrendo com dor: isto não precisa acontecer”. O encontro será realizado das 8h30 ás 13h na sede do Conselho, rua Conselheiro Portela, nº 203, Espinheiro. O encontro é destinado aos profissionais da área da saúde e estudantes. As inscrições devem ser realizadas através do email camaratecnica@cremepe.org.br e as vagas são limitadas.

O encontro foi programado com base na experiência de Cicely Saunders que fundou o St. Christopher’s Hospice, ou moderno movimento Hospice, o primeiro serviço a oferecer cuidado integral ao paciente no final da vida com o controle de sintomas, alívio da dor e do sofrimento psicológico. O movimento é referência para os serviços de cuidados paliativos de todo o país. Por isso, o Dia Mundial de cuidados paliativos traz os ensinamentos de Cicely quando busca entender não somente a dor física, mas a dor psicológica, social e espiritual.

“Neste dia vamos abordar os vários aspectos da dor e do sofrimento no final da vida seguindo a doutrina de Cicely que propôs o conceito de dor total”, explicou a conselheira e paliativista Zilda Cavalcanti. Em cada palestra será abordada uma dor: a física com Dra. Teresa Neumann, a dor espiritual com a palestra de Alberto Gorayebe, a dor social com a explanação de Dra. Helena Carneiro Leão sobre bioética e a dor psíquica com a psicóloga Ericka Neves.

PROGRAMAÇÃO:

08/10 – SÁBADO

08h30: Abertura do Evento

09h00: Cuidados Paliativos: Quando a dor é total. Palestrante – Drª. Teresa Neumann Sampaio.

09h40: Quando a vida dói: Atitudes frente à dor Espiritual. Palestrante – Alberto Gorayeb.

10h20: Intervalo.

10h30: A bioética e o sofrimento no final da vida. Palestrante – Consª. Drª. Helena Carneiro Leão.

11h10: Dor psíquica no fim da vida. Palestrante – Psicóloga Erika Neves de Barros.

11h50: Encerramento com uma roda de conversa.

Serviço:

Dia Mundial dos Cuidados paliativos

Quando: 08 de outubro de 2016

Onde: CREMEPE - rua Conselheiro Portela, nº 203, Espinheiro

Inscrições:  camaratecnica@cremepe.org.br

Público: profissionais e estudantes da saúde

Assessoria de Comunicação do Cremepe
(81) 2123-5755

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.