Header Ads Widget

A transmissão de Rádio Digital no SBRD já começa a tomar forma e corpo



Muitos falam na TV Digital, sinal HD e tudo mais, mas muitos talvez não saibam mais existe também sinal HD para os rádios que temos hoje.  O já comentado aqui no +Coisas da Vida , rádio digital, tem como uma das principais vantagem a qualidade sonora que ele produz. Assim como o rádio analógico (FM e AM), o Digital terá um processo similar, nele o áudio é primeiramente digitalizado e sua sequência binária é modulada por algum padrão de codificação digital para então ser transmitido pelo ar de forma muito semelhante à uma rádio analógica, envolvendo tradicionais elementos como torre e antenas. Em uma das inúmeras vantagens do Rádio Digital  esta multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.) e sem esquecer da melhoria na qualidade do áudio. Aqui no Brasil o processo migratório é lento, pois algumas emissoras AM ainda estão migrando para o FM e quando as emissoras migrarem para o Digital aí já se dever ter ido embora mais umas duas décadas. Começou a se pensar em rádio digital no Brasil em meados da década de 2000, mais precisamente em março de 2010. 

Foi neste ano que o então o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, publicou a portaria 290 que institui o SBRD (Sistema Brasileiro de Rádio Digital), onde daí por diante iria se escolher qual padrão seria adotado no Brasil igual aconteceu com o sistema de TV Digital que temos hoje. Alguns testes já foram realizados e atualmente, dois padrões de rádio digital estão sendo considerados para servir como base técnica para o SBRD: O DRM (Digital Radio Mondiale) e o HD Radio. (Hight Definition Rádio).. O primeiro sitado tem seu nome em português de Rádio Digital Mundial que é um padrão de rádio digital desenvolvido por um consórcio global de nome DRM, com sede na Suíça e representações em vários países. Este é um padrão aberto, sendo o único padrão de rádio digital reconhecido pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) que pode funcionar em todas as bandas de radiodifusão sonora terrestre: Ondas Médias, Ondas Tropicais, Ondas Curtas e o VHF (faixa das rádios FM). Este é um padrão de ultima geração que teve seus primórdios em 1999 e nos dias atuais é testado em diversas pares do mundo a fora. 

Sua fase de implementação já teve inicio na Rússia e Índia e o bom deste padrão é que ele foi criado com o objetivo de ser um padrão mundial e aberto, não de um país ou continente específico. Do outro lado do "tablado" temos o combatente HD Radio que é desenvolvido pela Ibiquity e já é utilizado pelo México e Estados Unidos. Um dos pontos fracos deste padrão é a não compatibilidade coma a frequência de Ondas curtas, além disso ele tem característica de possuir segredos industriais em sua norma. Como o Brasil é um país extenso e repleto de irregularidades territorial, o novo padrão deverá suprir e superar todos os obstáculos causados pelas serras e matas que tornam-se barreiras naturais do sinal a ser transmitido. Por ser um padrão novo ainda não existem muitos aparelhos de rádio que capitão o sinal digital e como os antigos rádios não pegam esse padrão será necessário adquirir um conversor Digital como ocorre nas TVs analógicas. O equipamento deverá ser ligado na fonte externa do som (Saída Auxiliar ou Port Music). O site DRM traz uma matéria bem detalhada sobre este tema e gostaríamos de deixar o LINK para todos possam ler mais a respeito deste assunto. 

Veja abaixo algumas fotos de rádios no padrão digital





Postar um comentário

0 Comentários