Header Ads Widget

Paranatama recebe grande ação de saúde da Fundação Altino Ventura‏



Moradores do município de Paranatama, Agreste do Estado, estão tendo a oportunidade de passar por consultas oftalmológicas, e se for o caso, até realizar cirurgias de catarata. Uma parceria da V Gerência Regional de Saúde com a Prefeitura Municipal conseguiu levar para a cidade a Fundação Altino Ventura, que durante esta semana, realizará 500 consultas na Secretaria de Saúde local, sendo 100 por dia, tendo iniciado na segunda-feira, e encerrando na sexta (05). Para a ação, a FAV disponibilizou de cinco profissionais, entre eles o coordenador da atividade, Tulio Canuto, que explica que o atendimento visa identificar pacientes para cirurgias de catarata, através de uma triagem, e que a fundação deve realizar 150 cirurgias no final do mês, na Unidade Móvel que estará em Lajedo, outro município do Agreste, integrante da área de abrangência da V GERES e também parceiro da campanha da Fundação Altino Ventura.

O prefeito de Paranatama, José Teixeira, que também passou pela consulta com os especialistas da fundação no município, afirmou que a secretaria de saúde local buscou, inclusive na Zona Rural, através dos Postos de Saúde e Agentes Comunitários, pessoas que apresentassem dificuldades na visão, privilegiando os mais idosos, que são perfil mais comum do quadro de catarata. "Estamos recebendo esta grande ação de saúde porque nos comprometemos em oferecer a estrutura, inclusive os exames necessários, e graças a Deus, está dando tudo certo" - Afirmou o prefeito. A V GERES participou da elaboração do plano de ação, com a gestora Dra. Catarina Tenório, e do atendimento "in loco", através da coordenadora Alda Lúcia. Pela Fundação Altino Ventura, a coordenação geral é de Gibson Trindade.

A PRIMEIRA CONSULTA DE DONA QUITÉRIA: Mesmos com seus 60 anos, D. Quitéria Felisbela nunca havia realizado uma consulta oftalmológica. Reclamando de dificuldade de leitura "para perto" e a vista embaçada, fez a consulta e se mostrou confiante de somente estar precisando de óculos. Moradora do Sítio Olho D'Aguinha, zona rural, afirmou ter sido informada das consultas pela Agente Comunitária de Saúde. O Secretário de Saúde de Paranatama, José Teixeira Filho, informou que as pessoas que passarem por cirurgia terão ainda duas revisões, sendo uma com 24 horas e outra com 15 dias, e que o município dará toda a assistência aos pacientes. Aqueles que ao passarem pela triagem apresentarem outros problemas na visão, serão encaminhados aos serviços da Fundação Altino Ventura, inclusive no Recife, ou à Rede de Atendimento do SUS regional.

Para saber mais:
V GERES - Gerência Regional de Saúde
Dra. Catarina Fábia Tenório
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com

Postar um comentário

0 Comentários