Header Ads Widget

Limoeiro é uma das 4 melhores cidades a nível de transparência em Pernambuco.



Ser transparente para uma pessoa é mostrar sua índole sem temer a ninguém, mas isso não se engloba apenas pessoas, pois cidades também devem demostrar sua transparência quanto a gestão pública e neste quesito Limoeiro se destacou mais uma vez sendo a quarta cidade melhor avaliada do estado de Pernambuco conforme o levantamento do Índice Nacional da Transparência do Ministério Público Federal (MPF), divulgado neste mês.Com uma nota de 8.8, Limoeiro não ficou muito atrás da Veneza Pernambucana (Recife) que recebeu 10. Outra boa noticia recebida por todos é que Limoeiro também superou à média do índice nacional, que é de 5,15. A Princesa do Capibaribe conseguiu a media maior do que a do estado de Pernambuco, que é de 3,6. A avaliação do MPF levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

O principal objetivo desta ação é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de 0 a 10. A análise foi feita nos portais da transparência dos 5.567 municípios e 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Segundo Bruno Nóbrega, Secretário Municipal de Administração, o resultado mostra que Limoeiro vem cumprindo as exigências da legislação da transparência na divulgação de informações sobre o governo na internet, como, por exemplo, dados sobre convênios, contratos, repasses de verbas estaduais e municipais, licitações, despesas da Administração, entre outros. Aqui em Limoeiro além de disponibilizar os dados fiscais no portal da transparência, a Prefeitura também oferece um dos sites mais bem atualizados no quesito ações institucionais, além de fornecer alguns serviços de natureza contábil, a exemplo da nota fiscal eletrônica. 

Thiago Cavalcanti pontou que quando aumenta a transparência há, proporcionalmente, uma melhora nos procedimentos e decisões da Administração porque dá poder ao cidadão de cobrar o governo e defender seus interesses e os interesses da sua comunidade. “Com a transparência, o governo se estrutura para prestar informações e atender às demandas. Um cidadão mais informado busca melhores cobranças para sua cidade e como muitos gestores presam por estas cobranças, em Limoeiro há um site que todos possam acompanhar de perto o que acontece com o dinheiro público em Limoeiro. Encerrando suas palavras Thiago ainda reforçou que: "A transparência empodera as pessoas à medida que elas têm acesso à informação e, com isso, a democracia em nossa cidade se torna mais efetiva. Fico feliz em saber que Limoeiro é destaque no proceder com o dinheiro público”, Vale salientar que Limoeiro empatou com a cidade de Cabrobó e por tanto as duas dividem a quarta colocação.

Postar um comentário

0 Comentários