Propaganda

Últimas Notícias

Como a assessoria jurídica atua na resolução de problemas?



Muitas empresas, devido aos problemas jurídicos que encontram na regulamentação do negócio e das questões operacionais, se veem impedidas de crescer, buscar novos mercados ou aumentar o número de colaboradores. Visando auxiliar nesses processos, a assessoria jurídica, exercida por profissionais de direito, é um serviço indicado para empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Quais áreas a assessoria jurídica atende? Conhecida também como assessoria preventiva, é possível rever e reestruturar procedimentos de diferentes áreas, visando eliminar brechas que podem prejudicar o funcionamento da companhia frente a Justiça. Algumas das áreas que são contempladas por esse tipo de serviço são a contratual, trabalhista e societária. Confira cada uma delas a seguir:

Revisão de contratos: Quando a empresa começa a ter muitos prejuízos por conta de contratos mal formulados, com cláusulas dúbias e que ficam abertas a variadas interpretações, todo o esforço em prol do negócio pode estar em risco. Os contratos, tanto de trabalho quanto de fornecedores e com clientes, são vitais para que a segurança financeira da empresa seja estabelecida. Portanto, se esse tipo de problema passar a ser recorrente, uma assessoria jurídica deve ser contratada, tanto para a revisão de contratos antigos, quanto para auxílio na elaboração de novos contratos.

Reestruturação de procedimentos trabalhistas: Um aspecto que pode ser determinante no sucesso da empresa é a participação dos colaboradores. Uma atuação positiva pode garantir o crescimento da companhia, enquanto problemas internos podem resultar em diversas dificuldades, como processos trabalhistas recorrentes. Uma forma de evitar que essa situação ocorra é permitindo que um advogado trabalhista analise os procedimentos trabalhistas internos e os direitos dos funcionários, segundo a CLT e a convenção coletiva, fazendo com que a empresa adapte os benefícios e procedimentos. Além de evitar processos trabalhistas, esse cuidado faz com que os colaboradores sintam-se mais motivados, pois demonstra a preocupação da companhia em garantir-lhes os seus direitos.

Legalização societária:

Por fim, os problemas ocasionados pela irregularidade societária têm diversas consequências para o negócio, como pagamentos de multas, congelamento de bens, suspensão dos direitos, entre outros. Portanto, é fundamental que todas as demandas societárias estejam de acordo com a legislação, permitindo um crescimento saudável e contínuo da empresa. Esses são alguns dos problemas, comuns nas empresas, que podem ser revertidos com os cuidados permanentes de uma assessoria jurídica, entretanto, de acordo com a área de atuação, tamanho do negócio e outros fatores, outras questões podem ser contempladas e acompanhadas por um profissional especializado.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.