Header Ads Widget

Treino funcional para crianças: Uma nova modalidade para a garotada!‏



Qualidade de vida e promoção da saúde física e mental para toda a família é a aposta da Fisioclínica Physio Center. Em parceria com a Pratique Movimento, a clínica investe em exercícios funcionais para crianças. Com uma filosofia focada no desenvolvimento de treinos que priorizam e melhoram os movimentos do corpo (como agachar, girar e correr), os educadores físicos montaram programas específicos para as crianças de seis meses a 12 anos. Até os dois anos, o exercício principal é a natação. A partir dos três anos, a criança já pode participar dos circuitos funcionais.

No programa Infantil todo o universo da garotada é explorado. Como nessa fase os pequenos são energia pura, o treino funcional tem se mostrado mais divertido e menos entediante que o convencional. A criatividade através da pintura, dança e movimentos naturais são estimulados ludicamente. “O foco é a educação corporal e os exercícios funcionais contribuem fortemente para isso”, afirma o educador físico Carlos Kucera.

Toda a aprendizagem se dá com a enriquecimento do acervo motor infantil, além de contar com inúmeras ferramentas, dentre elas as aulas outdoor (externas). As crianças têm a oportunidade de estarem em contato com a natureza, aprendendo a se movimentar, fazendo novas conexões cerebrais, desenvolvendo suas capacidades físicas, evoluindo. “É imprescindível que as aulas aconteçam em vários lugares, como na areia e água, além das salas específicas. Assim, as crianças sentem-se motivadas a desfrutar das atividades propostas”, diz.

Jogos e brincadeiras populares também são ferramentas utilizadas para facilitar os processos de aprendizagem. E os resultados aparecem rapidamente. O corpo fica equilibrado, forte e veloz. Além disso, crianças que estabelecem padrões de vida saudáveis, com bons hábitos em uma idade jovem, terão benefícios por toda a vida. “Isso se reflete em um melhor desenvolvimento social, motor e psicoafetivo, por exemplo”, enfatiza o educador físico.

Via Ivany Vilarim

Postar um comentário

0 Comentários