![]() |
Foto por Junior Silva |
Como anunciamos aqui no +Coisas da Vida a rua mais alegre de Limoeiro tem festividades juninas para todos os gostos e quem esta fazendo uma festança por lá, além da Prefeitura de Limoeiro, é Berinho (funcionário do Banco do Brasil) que neste dia de São João proporcionou a todos boas gargalhadas com o famoso Pau de sebo. Muitos marmanjos tentaram pegar a premiação e tal façanha deu trabalho para ser realizada. O pau de sebo foi colocado em frente a casa de Berinho e contou com a força de homens corajosos que despuseram a subir um no ombro do outro com a ambição de pegar a bandeira e consequentemente seu valor em dinheiro. Um palhaço animou os brincantes que fizeram dos muros das casas arquibancadas para não perderem um só lance do evento. Além dessa brincadeira todas noites tem atrações por lá e já se apresentaram nomes como: Pegada de Gordinho, Mano de Baé, Banda de Pifano e ainda passaram por lar artista como: Orlando Monteiro, Forró do Limoeiro,Alcione do Acordeon e muitas outras atrações que poder ser conferidas no banner ao lado aqui no blog ou nesta matéria AQUI.
Talvez você não saiba mais a brincadeira tem origem portuguesa e consiste em tentar subir em um tronco reto e liso previamente banhado de sebo ou graxa, ou qualquer outra substância gordurosa, para tentar pegar um prêmio que se encontra em seu topo, onde uma bandeira foi fincada. A altura pode chegar a mais de oito metros e são permitidos truques, tal como trabalho em equipe onde um sobe no ombro do outro tentando ganhar altura. O fato é que na maioria das vezes não se consegue o prêmio, mas sim muita sujeira e melação.
É uma diversão para todos que desejem participar, ao contrario de antigamente quando apenas homens poderiam participar. Esta tradição ainda é referencia no nordeste que a cultua no dia de São João 24 de junho.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.