Header Ads Widget

Confira algumas curiosidades sobres os orixás do candomblé



Navegando pela web encontrei um matéria bastante interessante e gostaria de dividir com vocês na integra e fala sobre as Divindades Africanas. Vejam abaixo todo conteúdo.


James C. Lewis diz estar surpreso com a repercussão de suas fotos, e este comentário, feito em seu blog, servirá de ponto inicial para este texto. Seu espanto vem de um cenário peculiar: o da não existência de um trabalho deste tipo em torno dos orixás do candomblé. Quando se fala, por exemplo, no catolicismo (e este é utilizado aqui, por teoricamente ser a religião de maior predominância histórica, principalmente se falando de Brasil), as figuras em torno desta tem certa representatividade no meio social. Ainda que você não tenha uma educação religiosa, você pode distinguir imagens de Nossas Senhoras ou de alguns Santos mais populares. No candomblé, por sua parte, não há esta clara visualização. Isto se dá, claro, por inúmeros fatores que aqui poderiam ser descritos, tais como a imagem que se criou em torno da religião, a sua constituição no meio social e afins… Mas, apesar de toda essa discussão, o ponto mais importante está localizado no olhar do fotografo para estas divindades, uma vez que revela uma interessante percepção a frente do modo de se compreender tal modo religioso e a sua representatividade no meio social. A representação das imagens, segundo o fotografo, tem como objetivo emprestar força ao movimento de resistência, mostrando ao público a beleza dos orixás. Ainda como destaque de sua fala, e que precisa constar, está a clara falta da inserção desta cultura no currículo escolar. 

Dito isto, contemplemos as fotografias(sendo representados 20, dos 400 orixás): Os textos retirados de algumas das imagens abaixo são retirados de: #ensinoreligioso Iemanjá: identificada como a “rainha do mar”, é uma das que goza de maior popularidade no Brasil. Essa divindade é tida como a deusa-mãe da humanidade (o que torna comum que haja sincretismo com Nossa Senhora), sendo associada com as cores branco e azul. Xangô: atrevido e viril, é o deus do fogo, dos raios e trovões e da justiça, castigando os mentirosos e os ladrões. Filho de Oranian com Iemanjá, toma três deusas como esposas: Oyá, Oxum e Obá. Representa também a masculinidade e a sexualidade masculina. Na santeria (religião cubana derivada do yorubá, como o nosso candomblé) houve sincretismo de Xangô com Santo Antônio. Ogum: o orixá ferreiro, que forjava suas próprias armas, é também um grande guerreiro, deus da caça, da agricultura e da guerra. Foi um dos primeiros deuses a ser cultuado no yorubá, e acredita-se que ele tenha sido um dos primeiros a descer do Orun (Céu) para o Aiye (Terra). No Brasil, é comum que ele seja identificado com São Jorge. Oyá: também conhecida como Iansã, é a deusa guerreira dos ventos e dos furacões. Geralmente, a recebe como oferenda o acarajé, sua comida favorita, e é identificada pelas cores rosa, tons de roxo e marrom. Trata-se de uma das orixás femininas mais imponentes e poderosas. Oxum: a deusa da beleza, da fertilidade, do amor e das águas doces dos rios. 

Oxum seria uma das esposas de Xangô, e segundo a mitologia yorubá teria desavenças com outra de suas esposas, Obá. Obá: deusa do casamento e da vida doméstica, essa filha de Iemanjá seria muito poderosa, e temida por diversos dos outros orixás. Foi a primeira esposa de Xangô, e cortou a orelha para provar seu amor pelo marido (ainda que haja versões em que foi enganada a fazer isso por Oxum). Também é a deusa dos rios, mas das águas revoltosas: pororocas e cachoeiras são o seu domínio. Ibeji: os gêmeos sagrados são orixás crianças, um menino e uma menina, que teriam os nomes de Kehinde e Taiwo. São os deuses da juventude e da vitalidade. Segundo a mitologia yorubá, os gêmeos Ibeji são filhos abandonados por Oyá, que os teria jogado na água depois do parto, sendo então criados por Oxum como seus próprios filhos. No Brasil, é comum que sejam sincretizado com os santos Cosme e Damião. Omolu: conhecido também como Obaluaiyê, é o orixá da varíola e das doenças contagiosas, e portanto também muito ligado à morte. Porém, assim como Omolu traz a doença, também tem o poder de afastá-la, e é atribuído a ele muitas curas milagrosas. 

Muitas vezes é sincretizado como São Lázaro. Exu: orixá da comunicação, o mensageiro entre o mundo material e espiritual, e também protetor das aldeias, das casas e das encruzilhadas. É irreverente, provocador e brincalhão, e por esse motivo foi erroneamente identificado com o diabo pelos colonizadores da África. Oxalá: no Brasil, todos vários orixás funfun (do branco), entre os quais Obatalá e Orixalá, acabaram recebendo o nome genérico de Oxalá e sendo agrupados sob uma mesma imagem. Esse é o deus da humanidade, descendente direto de Olorum (o orixá criador). É uma divindade mais rígida, e muitas vezes opõe-se à natureza irreverente de Exu. No Brasil, houve sincretismo com o Senhor do Bomfim da Bahia. Oxumaré: essa complexa figura é protetor das crianças e dos cordões umbilicais, divindade da mobilidade e do arco-íris. Na Bahia costuma ser sincretizado com São Bartolomeu. Curiosamente, tanto por seu símbolo ser o arco-íris quanto por muitos acreditarem que esse orixá é ao mesmo tempo homem e mulher, ele é tido por algumas pessoas como o protetor dos homossexuais. Olokum: senhor dos mares profundos e dos abismos – e, por consequência, do conhecimento profundo que será sempre um mistério. Esse orixá é metade homem, metade peixe, e tem um temperamento misterioso e violento.

Matéria retirada do site Bião Bresil. Leia mais em http://www.biaobresil.com/o-belissimo-panteao-de-orixas/

Postar um comentário

0 Comentários