quarta-feira, 23 de março de 2016

Noite mal dormida pode prejudicar a visão‏



Uma noite mal dormida ou as poucas horas dedicadas ao sono podem afetar gravemente a nossa visão. Na retina é encontrado um pigmento chamado de ”rodopsina”, que é sensível à luz e se regenera durante o sono. A insônia ou as poucas horas de sono podem prejudicar esse processo, e interferir na lubrificação dos olhos e como consequência, causar olho seco, irritação e ardência. O costume de dormir menos de 6 a 8 horas por dia aumenta o risco de alterações vasculares na retina, e pode ser um agravante para perda definitiva da visão. Segundo a Dra. Ana Lúcia Arcoverde, “O escuro é importante, pois muitas células precisam de repouso e são ativadas pela luz. 

A falta de sono pode causar dor de cabeça e o estado de alerta constante pode vir a prejudicar na falta de lubrificação da córnea, causando irritação, olho seco e lacrimejamento”, conta. Ela diz ainda que a falta de sono também pode causar uma disfunção no músculo da retina e da acomodação causando visões duplas e turvas. A diminuição do sono compromete a imunidade, diminuindo a capacidade do organismo em combater infecções. O desenvolvimento de doenças oculares, como conjuntivite viral, bacteriana e alérgica, especialmente no inver no, pode ser causado pela pessoa que dorme pouco. A outra causa é a desorganização do consumo de glicose no organismo e dificulta a utilização de insulina secretada pelo pâncreas.


E para combater a falta de sono, vão algumas dicas:



- Consuma frutas ricas em vitamina C (laranja, goiaba, acerola). Elas ajudam a melhorar a saúde dos olhos.

- Inclua algum carboidrato no jantar para aumentar a produção de insulina.

- Coma peixes de água fria e frutos do mar, e les equilibram as lágrimas e previnem a degeneração macular.

- Consuma castanha do Pará (em pequenas quantidades), pois o selênio ajuda a proteger os olhos.

- Espinafre e brócolis ajudam a proteger a retina.

- Evite usar o computador, tablete ou smartphone durante a noite, a luz emitida por esses aparelhos interferem no seu sono.

Via Mariana Melo
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